Em julho postamos aqui sobre um IL-76 da Rússia que faz testes com um motor turboélice, na Rússia o IL-76 é plataforma para tudo quanto tipo de teste, então logo vemos algumas coisas estranhas, como a da foto acima. Já equiparam o IL-76 com tudo que você pensar por lá, com os motores PD-14, e o avião virou um caolho, assim quando o mesmo testou o motor NK-93.

Pois então, o primeiro voo dessa aeronave com essa configuração ocorreu no dia 12 de setembro no Instituto Gromov, localizado no aeroporto de Zhukovsky, fora de Moscou. Instalado na parte interna da asa do Il-76, o motor Klimov TV7-117ST carrega uma hélice Aerosila AV-112 de seis pás.

A United Engine disse que os testes irão cobrir uma gama completa de condições, incluindo diferentes modos de motor e operações em várias altitudes. A empresa também afirmou que o motor pode entregar 3000 cv em circunstâncias normais e, se necessário, até 3600 cv.

 

Novas aplicações

A empresa aeroespacial russa, a United Aircraft, através da divisão Ilyushin, tem como objetivo reiniciar a fabricação do Il-114 com uma variante modernizada designada como -300.

Mas nesse caso a fabricante Klimov está testando o seu novo propulsor TV7-117ST, que equipará em breve o Ilyushin Il-112B, uma aeronave cargueira semelhante ao C295, fabricado pela divisão CASA da Airbus Defense and Space. O evento de aviação da Rússia, MAKS 2017, foi um bom lugar para divulgar as novas tecnologias desenvolvidas pelas fabricantes locais, incluindo esse novo motor turboélice.

Além de ser responsável por equipar o IL-112, uma aeronave militar, esse motor também equipará uma nova versão do IL114, um avião russo focado em aviação regional, com capacidade para até 64 passageiros.

A United Aircraft, um conglomerado de empresas públicas de aviação na Rússia, também disse que espera usar esse motor para concorrer com os turbopropulsores que equipam as aeronaves da ATR, fabricados pela Pratt & Whitney.

Os russos dizem que estão projetando este motor para ser mais eficiente em comparação com os motores Pratt & Whitney do ATR 72-600.

 

Veja o vídeo abaixo, a configuração é bem estranha inicialmente:

This post is available in: pt-brPortuguês