Ontem (28/06), a aeronave COMAC ARJ 21 realizou seu primeiro voo comercial, através da companhia aérea Chengdu Airlines. Sua primeira rota a ser cumprida com passageiros pagantes foi de Chengdu para Xangai, no voo  EU6679.

A companhia aérea pretende implantar o ARJ 21 em voos de curta duração partindo de Chengdu, como Beijing, Xian, Wuhan, Shenzhen e Xangai, para garantir que sua operação será segura e confiável, bem como para acostumar o cliente com o novo jato chinês. Está programado para a Chengdu Airlines receber mais dois ARJ21 este ano, a primeira entrega foi efetuada em novembro do ano passado. Ao todo a Chengdu tem 29 encomendas para o ARJ 21.

Primeiro voo comercial contou com grande comemoração da Chengdu Airlines.
Primeiro voo comercial contou com grande comemoração da Chengdu Airlines.

“Estamos orgulhosos de ser o operador de lançamento desta nova aeronave e sinto que este voo é um momento brilhante na história da aviação em toda a China, por voarmos o primeiro jato regional fabricado em nosso próprio país. Acreditamos que esta aeronave vai trazer uma boa economia para nossa operação e grande conforto para nossos passageiros”, disse Shuai Zhiyong, vice-presidente da Chengdu Airlines.

O ARJ 21 foi certificado pela Administração da Aviação Civil da China em Dezembro de 2014. Essa aeronave esteve em desenvolvimento por 12 anos, desde 2002 quando o projeto foi lançado, e sofreu um período extenso de atrasos no programa de desenvolvimento, que resultou em um prazo prolongado em oito anos, a partir da sua programação original. O ARJ 21 é equipado com motores GE CF34-10A fabricados especialmente para o uso na aeronave da COMAC.

 

COMPARTILHAR