Aeroportos Não categorizado News

Começa dia 10 a operação fim de ano nos aeroportos do Brasil

Pistas do aeroporto de Guarulhos pré 2014.
Aeroporto de Guarulhos é o que dedica mais atenção em épocas de pico.

A Secretaria de Aviação Civil anunciou nesta quarta-feira (02/12)  que a “Operação Fim de Ano” nos 15 principais aeroportos do País começa no próximo dia 10. A expectativa é de que até o dia 10 de janeiro pouco mais de 20,1 milhões de passageiros movimentem os terminais em viagens de Natal, Ano Novo e férias escolares.

Serão 30 dias de reforço para a alta demanda do período nos terminais de Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT) que, juntos, representam 80% do fluxo de viajantes no País.

Aero

Em reunião com representantes das companhias aéreas, operadores aeroportuários e entidades do setor, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha afirmou que o resultado do setor aéreo em 2015 deve registrar crescimento de 1,3% em relação a 2014, citando dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No acumulado do primeiro ao terceiro trimestre, o Brasil obteve a maior movimentação aeroportuária já registrada para o período: foram 163,28 milhões de passageiros, 2,3% a mais que no mesmo período do ano passado.

Segundo o ministro, os dados revelam um setor resistente às instabilidades do cenário macroeconômico, apesar da desaceleração. “É uma prova de que o setor vem adotando as estratégias corretas e esse é um trabalho que só funciona quando governo e iniciativa privada fazem o seu papel, da infraestrutura à oferta de rotas. Há um ganho de eficiência em situações adversas e isso sempre serve de lição para o futuro. O momento é desafiador e estamos sustentando e até mesmo superando sensivelmente a demanda levantada em ano de Copa do Mundo”, disse Padilha.

Piers do aeroporto em construção, inaugurados em 2014.
Piers do aeroporto de Brasília em construção, depois de inaugurados a capacidade aumentou em cerca de 100%.

O aeroporto de Brasília registrou o melhor desempenho do ano: o crescimento acumulado (janeiro a outubro) foi de 8,23%. O bom resultado deve-se, em parte, ao fato de o terminal da capital federal ter se transformado em um hub de conexões domésticas, favorecendo o incremento de movimentação. A estimativa é que o mês de dezembro encerre com incremento de 1,14% na movimentação aeroportuária do País, com cerca de 157,6 mil pousos e decolagens.

Dezembro de 2015 deve apresentar demanda estável em relação ao mesmo mês do ano passado. A expectativa da Secretaria de Aviação é que a movimentação do quarto trimestre feche com 0,45% de incremento sobre o resultado do mesmo período em 2014. Agosto, setembro e outubro deste ano, por sua vez, apresentaram quedas de 1,69%, 1,42% e 7,13% respectivamente.

Fonte – Secretaria de Aviação Civil

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This