O feriadão já está chegando e os aeroportos juntamente com as companhias aéreas estão se preparando para enfrentar outro desafio, a chegada do Horário de Verão Brasileiro.

Confira abaixo o posicionamento de cada companhia e aeroporto sobre o feriadão que também terá a presença do horário de verão, alterando o horário de alguns voos.

 

Feriadão

Brasília

Entre quarta-feira, 11, e segunda-feira, 16 de outubro, feriado nacional em comemoração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o fluxo no Aeroporto de Brasília deverá ser de 270 mil passageiros entre embarques, desembarque e conexões. Para o período estão previstos 1.988 pousos e decolagens, incluindo 48 voos extras.

A estimativa para 4ª feira (11) é de 52 mil passageiros e 406 pousos e decolagens, com fluxo mais intenso a partir de 17h. Na segunda, retorno do feriado, a previsão é de 60 mil usuários, 416 movimentos aéreos. A grande procura é para as regiões Sudeste e Nordeste do país.

A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília informou que todos os passageiros passarão por inspeção de raio-x ao embarcar, e que alguns poderão ser selecionados para revistas aleatórias conforme prevê a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por isso, é recomendado chegar com 1h30 de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.

 

Guarulhos

Em nota o GRU Airport, Aeroporto de Guarulhos, informou que mais de 627 mil passageiros devem embarcar e desembarcar pelo Aeroporto Internacional de São Paulo entre os dias 11 e 16 de outubro, período referente ao feriado nacional do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida.

O número representa um crescimento de 4% no fluxo, em relação à média diária de movimentação do aeroporto.

Infraero

Foto – Infraero/Reprodução

O movimento nos aeroportos administrados pela Infraero deve crescer 3% de 10 a 16 de outubro, em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado na próxima quinta-feira (12/10). São esperados cerca de 2 milhões de passageiros, entre operações de embarques e desembarques, nos 59 aeroportos da Rede, 61,3 mil a mais que os 1,9 milhão registrados no mesmo período de 2016.

Os dias de maior fluxo deverão ser quinta-feira (12/10), com mais de 296 mil embarques e desembarques, sexta-feira (13/10), com 310,7 mil passageiros e a segunda-feira pós feriado (16/10), 347,2 mil viajantes.

Para garantir a fluidez nas operações durante o feriado, a Infraero adotará uma série de iniciativas em toda a Rede, como a intensificação dos trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, assim como a realização de manutenções preventivas em equipamentos – esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.

Além disso, os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estarão de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos balcões de informações da Infraero as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.

 

Viracopos

Foto – Aeroporto de Viracopos

Com objetivo de oferecer a melhor experiência para o passageiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos preparou uma operação especial durante o feriado prolongado que se inicia nesta quinta-feira, 12/10. A expectativa é que pelo menos 160 mil pessoas embarquem ou desembarquem pelo aeroporto entre os dias 11 e 17 de outubro. Estão previstos 1.602 pousos e decolagens neste período.

O dia de maior movimento de passageiros deve ser nesta quarta-feira (11/10) com a expectativa de pelo menos 28 mil passageiros embarcando ou desembarcando por Viracopos. Em dias de semana, a movimentação média diária geralmente fica em torno de 25 mil pessoas.

Além desta quarta-feira (11/10), os outros dias de maior alta de passageiros no terminal serão na segunda-feira (16/10), com 27,3 mil passageiros, e na terça-feira (17/09), com pelo menos 26,4 mil pessoas.

Nos demais dias que envolvem o feriado (quinta, sexta, sábado, domingo), o movimento deve ficar dentro da média, sendo que o dia com maior previsão de movimento de passageiros entre estes dias deve ser no domingo, com uma estimativa de quase 26 mil embarques e desembarques no aeroporto.

A operação conta com incremento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção e limpeza; treinamento de atendimento para os funcionários orgânicos e terceirizados; e plantão gerencial.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, cidades do interior de São Paulo, Miami (EUA) e Lisboa (POR).

Os horários de maior pico nesta quarta-feira devem ficar entre 17h e 23h. Já na segunda-feira e na terça-feira, os horários de pico devem ser entre 6h e 10h e entre 18h e 22h.

 

 

Horário de Verão

LATAM

A LATAM Airlines Brasil informou que, devido ao início do horário brasileiro de verão a partir da zero hora de domingo (15), os horários de chegada e partida dos voos da empresa nas regiões Norte e Nordeste serão antecipados em uma hora em relação aos horários atuais. Nas demais regiões do país, os horários das partidas/chegadas permanecerão inalterados.

A LATAM recomendou aos seus passageiros que fiquem atentos ao horário de embarque. Os bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos.

A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai vigorar até a zero hora do dia 18 de fevereiro de 2018.

Ainda em nota a LATAM reforçou que é importante que os clientes de todas as localidades atendidas pela companhia confirmem os horários dos seus voos pelo site latam.com.

 

GOL

Com o início do Horário Brasileiro de Verão neste domingo (15/10), a GOL recomendou aos passageiros que fiquem atentos aos horários de seus voos domésticos e internacionais. A partir da zero hora deste domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir da meia noite nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Os estados do Norte e do Nordeste não participam do novo horário, por este motivo as decolagens e chegadas nestas regiões, foram antecipadas em uma hora em relação aos horários atuais. Os bilhetes aéreos, tanto os já adquiridos quanto as novas emissões, apresentam a hora local, sendo o embarque no horário da cidade de origem e o desembarque de acordo com o horário da cidade de destino. Os clientes devem sempre seguir o horário local da cidade e indicado em seu bilhete para programar sua viagem.

Por exemplo, o estado do Acre não participa da mudança de horário, ao contrário de Brasília. Na compra de uma passagem para esse trecho, o site da companhia já irá apresentar os dados do voo com os horários ajustados de acordo com cada estado (veja as imagens acima), assim como nos bilhetes emitidos.

 

Os horários dos voos retornam ao normal no dia 17 de fevereiro de 2017, quando se encerra o horário de verão. Em caso de dúvidas, confirme os horários no site www.voegol.com.br ou entre em contato com a Central de Atendimento da GOL: 0800-7040-465.

 

Guarulhos

Com o início do Horário Brasileiro de Verão no dia 15 de outubro, o GRU Airport recomendou aos passageiros que fiquem atentos aos horários dos voos. A partir da meia noite deste domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Consulte as informações de decolagens e chegadas dos voos, tanto nas regiões com o novo horário, quanto nas localidades que não tenham alterações, com as cias aéreas.

 

Infraero

Com o início do horário de verão, à 0h do próximo domingo (15/10), os aeroportos da Rede Infraero nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário especial em parte do território nacional até o dia 17 de fevereiro do ano que vem.

A população de dez estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás – e do Distrito Federal deverá adiantar os horários em uma hora. Os estados das regiões Norte e Nordeste não participarão do horário de verão.

A Infraero recomendou que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.

 

COMPARTILHAR