Você está em uma aeronave indo até a pista de decolagem. Você para por um momento e então ouve o rugido de aceleração dos motores, a potência é tanta que a aeronave vibra enquanto acelera, empurrando suavemente suas costas contra seu assento. A paisagem começa a passar rápido até que você deixe o chão. Você está voando! Tudo isso seria impossível sem os poderosos motores das aeronaves.

Então dessa forma o Blog KLM, através das especialistas em motores Jacky van Damme e Miranda Stolk-Oele, resolveram mostrar algumas curiosidades sobre os motores aeronáuticos à reação.

 

1. Quão poderoso é um motor de avião?

O poder de propulsor de um motor a jato é equivalente ao de 28 carros de corrida de Fórmula 1. Não é de admirar que os mecânicos e os viciados em propulsão do KLM Engine Services estão loucos por eles.

 

2. Qual é o maior motor de aviação do mundo?

O GE90-115B, da General Electric, é o mais potente deles, com um diâmetro de 3,25 metros gerando 115000 libras de empuxo. Você vai encontrar esses “meninos” pendurados sob as asas de um Boeing 777-300ER da KLM, que são facilmente reconhecíveis porque todos eles são nomeados com locais que são patrimônio mundial da humanidade, como o Parque Nacional de Yellowstone.

Foto – Blog KLM

3. É como levar seu carro para a garagem, certo?

Quando você compra um carro novo, o fabricante recomenda que revisões periódicas, indicadas no manual do proprietário. Cabe a você, o proprietário, decidir se vai atender a este conselho.

Na aviação não é assim. Manutenção, revisão e modificações são itens obrigatórios, não é possível voar com um Boeing 777 sem seguir os procedimentos indicados pelo fabricante. As autoridades de aeronavegabilidade, como a FAA ou a EASA, acompanham de perto a KLM e outros operadores de aeronaves para garantir que toda a manutenção seja feita no prazo correto e conforme as instruções.

E considerando que a manutenção do carro é baseada na distância conduzida, a manutenção da aeronave é baseada nos ciclos do voo e nas horas voadas.

 

4. O que é um ciclo de voo?

A vida do motor é medida em horas de voo e ciclos de vôo. Um ciclo = uma decolagem + um pouso, ou um voo completo.

Assim, um voo de ida de Amsterdã para Nova York equivale a cerca de 8 horas de voo e 1 ciclo (ou seja, uma decolagem em Amsterdã + um pouso em Nova York). Uma ida e volta entre Amsterdã e Nova York seria de 16 horas, produzindo 2 ciclos.

 

5.Quando um motor precisa de manutenção?

Todos os motores devem sofrer pequenas ou grandes manutenções após um número definido de ciclos de voo. Isso varia de acordo com o tipo de motor. Por exemplo, o CF6-80E, fabricado pela GE e que alimenta o Airbus A330 da KLM, requer manutenção a cada 7300 ciclos, aproximadamente, e uma manutenção menor a cada 200 a 400 ciclos.

Foto – Blog KLM

6. Quão grande é o “hangar”?

Nosso “hangar” é tão grande quanto seis campos de futebol, cerca de 40000 metros quadrados.

 

7. Quanto tempo demora para desmontar e remontar um motor?

A KLM tem seu próprio departamento de manutenção e sua própria Engine Shop, onde os motores a jato são mantidos e revisados. Há um motor de reserva para cada tipo de aeronave que a KLM opera, o que significa que eles podem ser imediatamente substituídos se a manutenção é necessária. Nossas equipes podem substituir um motor em cerca de 24 horas, e já colocar a aeronave em atividade.

O motor que foi removido para manutenção, o “motor sujo” como o chamamos, é cuidadosamente embalado e transportado para a nossa Engine Shop. Dependendo do tipo de motor e da manutenção necessária, ele sairá tão bom quanto um motor novo (quando há uma revisão completa do mesmo), e pronto para realizar um voo após 50 a 60 dias no Engine Shop. Cabe ressaltar que a KLM Engine Services também presta serviços para realizar manutenção de motores de outras companhias aéreas.

 

8. Quanto custa um motor de aeronave?

Essa é uma pergunta interessante, mas é surpreendente difícil de responder. A maioria dos aviões estão totalmente equipados com motores quando comprados, então você poderia dizer que é um pacote. E, em seguida, há vários tipos diferentes de motores, onde cada um tem seu empuxo gerado, ou seja, tem vários motores para atender aos diferentes tipos de aeronaves. De modo geral, um motor pode custar entre 12 a 35 milhões de dólares. (Caro, não?)

 

Via – Blog KLM

Tradução e adaptação – Aeroflap

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