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Conheça a Flyer – A fabricante e montadora de aeronaves

Hoje falaremos um pouco mais de Indústria Brasileira Aeronáutica, falaremos da Flyer, que é uma das indústrias hoje referência no campo de aeronaves experimentais e ultraleves, com ampla experiência no setor a Flyer conta com uma unidade fabril em Sumaré – SP com 10 mil metros de área para a fabricação de aeronaves, há 30 anos no mercado hoje sua linha de vendas é composta por modelos fabricados conjuntamente com a americana VAN’S Aircraft e a italiana Tecnam.

Fábrica da Flyer. Foto : Estadão
Fábrica da Flyer. Foto : Estadão

Os modelos montados Van’s Aircraft montados pela Flyer são em sua maioria compostos pelas renomadas aeronaves RV.

RV-7

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Cockpit do RV-7 na EAB 2015.
Cockpit do RV-7 na EAB 2015.

Se inclui o RV-7 que é uma aeronave com características acrobáticas que pode ser configurado tanto com trem de pouso triciclo como convencional, está presente também um motor Lycoming de 180hp ou 200hp, graças ao seu pouco peso de 725kg em voo acrobático é capaz de básicas manobras acrobáticas pelo sua relação peso/potência e também a resistência de sua estrutura a fator de carga G que vão de +6 a -3, se destaca também as poucas distâncias de pouso e decolagem, algo entorno de 175 metros de pista para ambos.

RV-9

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Mantendo o mesmo conceito de design temos o RV-9, a única mudança é que o RV-9A se caracteriza como uma aeronave mais mansa, de uso civil, ultraleve, como motorização menos potente e construção em alumínio e fibra de vidro para alívio de peso. Com capacidade de 2 pessoas (incluindo piloto) e motor de 160hp da Lycoming, é capaz de decolar em quase 150 metros de pista, além de ter um excelente teto de voo, algo de 18500 pés. Isso tudo pode ser aliado a 2 tipos de velocidade de cruzeiro para voos a 8 mil ft, uma com 150mph de cruzeiro econômico, e outra de 170mph de cruzeiro rápido, essa velocidade pode ser estendida até a máxima de 210mph.

RV-10

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Nas 2 fotos o RV-10 na EAB 2015.
Nas 2 fotos o RV-10 na EAB 2015.

A evolução de uso civil do RV chegou com o modelo RV-10, totalmente ao contrário do RV-9 que é um ultraleve, motor com potência menor e 2 assentos. O RV-10 vem com espaço para 4 passageiros, motor Lycoming de 260hp, maior capacidade de combustível e carga, podendo decolar com até 1224kg (o RV-9 decola com até 750kg). Porém seu pack de possibilidades é até superior, a performance de decolagem e pouso continua otimizado, as velocidades de voo aumentaram e agora o motor pode ser equipado também com uma hélice tripá de velocidade constante. Na lista de seus opcionais está o ar condicionado e o moderno sistema de navegação através de 2 telas, o Garmin G900X.

RV-12 e Venterra

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RV-12 em voo

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A linha composta pelos Van’s ainda tem motores Rotax que equipa 2 modelos, o RV-12 e o S-19 Venterra, ambos recebem o Rotax 912 ULS e hélice bipá em fibra de carbono e com passo ajustável em solo. A diferença entre os dois fica pelo melhor desempenho do Venterra e a fácil remoção das asas do RV-12, que facilita o transporte via trailer.

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Da parceria com a Tecnam surgem 6 modelos de aeronaves, todas são propulsionadas por motor Rotax 912ULS que contém 100hp.

P-92 Eaglet

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Eaglet na EAB 2015 no estande da Flyer
Cabine do P-92 Eaglet
Cabine do P-92 Eaglet

Começando já com os ultraleves temos o P92 Eaglet que é uma aeronave para 2 pessoas com peso de 315kg (vazio), construído em alumínio aeronáutico com tanque de combustível nas asas. Em seu interior encontramos comandos do tipo bastão logo ao centro do assento, manetes de mistura e potência no centro do painel e instrumentação analógica que pode ser configurável a gosto do cliente. A aeronave como pode ser visto nas fotos tem configuração de trem de pouso triciclo, asa alta e empenagem tripla, se destaca na asa uma curta curvatura na ponta que ajuda a diminuir o arrasto em velocidades de cruzeiro.

P-92 Echo

Subindo a linha encontramos o P-92 Echo, nada mais é que o Eaglet com algumas características alteradas, é bastante leve, com interior simples, porém ainda mantendo a configuração do Eaglet de 2 assentos com comandos via bastão e pedais.

 

P2002 Sierra Deluxe

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Passamos agora para o P2002 Sierra Deluxe, com uma configuração totalmente diferente, agora asa baixa para 2 passageiros que entram através de portas que vão da lateral até o teto, é destaque seu pequeno peso vazio, 289kg sendo exato, graças a isso seu desempenho em velocidade e alcance é melhor do que o encontrado nas duas aeronaves acima. Suas duas asas podem carregar no total 100L de combustível para alimentar seu motor Rotax.  Faz uso dos mais avançados sistemas de design em 3D, dinâmica de fluidos e análise estrutural, resultando em um dos melhores aeronave de asa baixa em sua categoria. Graças a essas características de projeto temos uma aeronave aerodinamicamente limpa ao se analisar sua fuselagem e na ponta das asas uma espécie de winglet que diminui o arrasto para suas velocidades de cruzeiro. Isso tudo permite que a aeronave consiga alcances perto de 1000km ou até superiores. Seu painel pode ser configurado com instrumentos a gosto do cliente, indo até de modernas interfaces digitais, instrumentos analógicos, uma mistura dos dois ou instrumentos analógicos com GPS Garmin.

P2002 Sierra RG

Da evolução do Sierra original temos a versão com trem de pouso retrátil por ação pneumática, a limpeza aerodinâmica proporcionada por esse incremento de projeto leva a melhores velocidades de cruzeiro e consequentemente uma maior economia de combustível, permitindo assim que tenha um alcance melhor quando em voo com velocidade de cruzeiro econômica. O resto de sua configuração se assimila com a versão a qual deriva.

 

P2006T

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Glass Cockpit do P2006
Glass Cockpit do P2006

Aeronave que teve nossa atenção durante essa semana aqui pelo site, se trata da primeira com motores Rotax a ser certificada, é composto por 2 motores Rotax 912 S3  (versão certificada), hélices bipá de passo variável e já entramos no campo das aeronaves com 4 lugares. Assim como falamos em nossa postagem é uma aeronave de grande refino de projeto, sendo comprovada via testes de certificação que ela é realmente resistente. Na parte operacional se destaca sua boa relação peso/potência, winglets nas asas e trem de pouso retrátil com acionamento eletrohidráulico, o amortecimento é feito por um sistema hidropneumático (amortecedor com bolsa de ar), fique tranquilo quanto a falhas, existe um sistema backup trabalhando. Pode ser utilizada em aeroclubes e escolas de voo,  proprietários particulares, táxi aéreo e militarmente. Seu interior também pode ser equipado de acordo com o gosto do cliente, predominando o uso de modernas suíte Garmin para navegação. Destaca em seu interior o conforto e relativo silêncio em voo, graças aos motores mais distantes da cabine e instalado na asa.

 

P2008

P2008 em voo
P2008 em voo
Painel de instrumentos
Painel de instrumentos

Lançado recentemente pela Tecnam inclui o que há de mais moderno em construção de aeronaves, utilizando o metal e fibra de carbono para compor sua estrutura, tem o mesmo motor Rotax e hélice tripá com passo ajustável. Em seus tanques cabe 104L de combustível, o suficiente para um voo mais longo. Seu espaço interno se destaca graças a sua construção em materiais compostos que permitiu aumentar o tamanho da cabine. É um projeto modular e pode acomodar a mais completa instrumentação, analógico ou digital.

Uma nota: Por algum motivo estava exposto um Tecnam/Flyer Astore no estande da Flyer na EAB 2015, lembrando que o Astore é uma moderna aeronave do tipo ultraleve, recentemente lançada pela Tecnam e usa o que há de melhor em suíte de aviônicos e projeto 3d de aeronaves, mais fotos dessa aeronave abaixo.

 

 

Abaixo alguns vídeos dessas aeronaves em voo e destacado nossa entrevista com o Gerente Geral da Flyer, o Sr. Luis Gonçalves.

Voo no P2006T da Tecnam com montagem Flyer.

RV-7 realizando voo com manobras acrobáticas.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

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