Alyssa Carson é uma garota de apenas 17 anos que já tem um sonho, ser a primeira pessoa que colocará os pés em Marte, o conhecido planeta vermelho vizinho da Terra.

Mas seu sonho que perdura desde quando era criança não está sendo em vão, ela entrou no Advanced PoSSUM Academy, um curso especial para quem deseja aprender os primeiros passos para a carreira de astronauta. Ela também participa desde 2008 do United States Space Camp.

“Comecei a assistir vídeos de espaçonaves que aterrissavam em Marte . Eu tinha um mapa gigantesco de Marte no meu quarto. Comecei a comprar telescópios para que pudesse olhar para o espaço”, disse Alyssa, sobre como era tão entusiasmada com o espaço desde jovem.

Alyssa já fez até mesmo uma aula especial da NASA em uma piscina que simula uma condição no espaço fora da Estação Espacial, aprendendo sobre o controle de oxigênio e limitações de movimento.

Entre outros aprendizados, Alyssa cumpre um cronograma do High School que inclui a formação com o aprendizado de quatro idiomas: Inglês, chinês, francês e espanhol. Além disso ela tem em seu currículo algumas matérias de ciências básicas, focando em biologia, química e física. Cursos extras ofereceram para ela uma noção da vida em microgravidade e baixa pressão, algo constante no espaço e em outros planetas com massa menor em comparação com a Terra.

“O maior [desafio] é o tempo, e fazer tudo com tão pouca idade, enquanto ainda frequento o ensino médio”, disse Alyssa, falando com o portal Bored Panda . “Continuando a treinar em tenra idade também é de se esperar mais dificuldades para mim, mas eu tenho feito muito bem tudo isso até agora.”

Por enquanto a NASA não permite que Alyssa entre em um treinamento sério para ser astronauta, visto que isso só é possível quando ela completar 18 anos, mas até a primeira missão com humanos para Marte, em 2033, ela terá muitos anos de aprendizado, e provavelmente vai compor alguma missão para a Estação Espacial em caráter de treinamento.

Atualmente sua função é estagiária de astronauta.

This post is available in: pt-brPortuguês