Advertisement

Curitiba e Guarulhos são os melhores aeroportos do Brasil em pesquisa

No 3º trimestre de 2016, os índices de satisfação do passageiro consagraram 15 aeroportos dentre os mais movimentados do Brasil, com a aprovação de 89% dos passageiros. É o que aponta a nova pesquisa trimestral do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, feita desde 2013 para medir a satisfação dos viajantes com os terminais que movimentam 80% deles no país. Ao todo são avaliados 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e gestão aeroportuária.

Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos pesquisados chegou a 4,24, registrando o maior valor do indicador desde que a nota 4 foi alcançada, no 2º trimestre de 2015. Significa que 89% dos passageiros consideram o serviço “bom” ou “muito bom”. O aeroporto de Curitiba teve o melhor resultado de Satisfação Geral já pontuado na pesquisa: 4,68.

Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.

_DSC4239e

O desempenho coloca o Brasil no patamar de satisfação conquistado por aeroportos asiáticos, considerados modelos mundiais pela ACI (Airports Council International) como Changi, em Cingapura; Incheon, na Coreia do Sul; e Deng Xiaoping, na China.

“O maior valor de uma pesquisa como esta é que podemos trabalhar com precisão sobre falhas, medir avanços no curto, médio e longo prazos e aprimorar estratégias que maximizem conforto, segurança e a atenção ao passageiro”, afirma o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Os passageiros gostaram dos novos procedimentos de inspeção de segurança implementados pela Anac nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O tempo de fila e a cordialidade na inspeção alcançaram as melhores notas: 4,48 e 4,46, junto com disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,47).

Foto - Infraero/Divulgação
Foto – Infraero/Divulgação

 

No Santos Dumont – A média dos indicadores de percepção do passageiro no terminal carioca foi a que mais evoluiu em relação ao 3º trimestre de 2015: passou de 3,90 para 4,38. Já a nota da Satisfação Geral mantém, desde o trimestre anterior, o patamar dos 4,40. Com isso, o Santos Dumont obteve o maior crescimento verificado no trimestre: +10,2%.

A disponibilidade de transporte público no aeroporto alcançou a sua melhor média na série histórica (4,40) e a quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais se mantêm acima de 4 desde o 2º trimestre deste ano, desta vez emplacou média 4,12, ante 3,67 no 3º trimestre de 2015.

Foto - RIOgaleão/Facebook
Foto – RIOgaleão/Facebook

RIOgaleão nos Jogos RIO2016 – O crescimento do Galeão combinou com a entrega da nova infraestrutura para atender a alta demanda dos Jogos Rio 2016. A satisfação geral do passageiro alcançou a nota máxima: 4,16.

Os serviços realizados por órgãos públicos no aeroporto obtiveram a média mais alta por grupo de indicadores: 4,56. Aí estão indicadores relacionados à aduana, emigração e imigração. A renovação comercial do Galeão também teve impacto direto na opinião do passageiro: 4,23, bem melhor que os 3,60 do mesmo trimestre de 2015. É a primeira vez que o indicador ultrapassa a média 4.

No terceiro semestre o Galeão recebeu pelo primeira vez em um voo comercial o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo (foto acima). Mesmo com a grandiosidade da operação o tempo de fila na inspeção de segurança ficou em 4,57, média mais alta do indicador para o Galeão.

terminal-3-gru-1-643x429
Foto – Site Copa 2014

Os dois melhores do terceiro trimestre – O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, manteve-se no posto de melhor terminal do País, com nota 4,68. O Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou em segundo lugar, com 4,46; seguido por Recife, com 4,43; Santos Dumont (4,40) e Viracopos (4,39).

A maior evolução foi verificada nos aeroportos Santos Dumont, que cresceu 10,2% em relação ao desempenho do mesmo trimestre de 2015; e Cuiabá, que registrou o seu maior crescimento na série histórica, apesar de não ter superado a meta 4: melhorou 8%. Salvador também progrediu, passando de 3,66 em 2015 para 3,86 em 2016.

 

Confira abaixo os gráficos sobre a pesquisa apresentada pela Secretaria de Aviação Civil nesta manhã (25/10):

 

Ao todo, foram realizadas 13721 entrevistas nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2013, mais de 238 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

 

Via – Secretaria de Aviação Civil (com alterações da Aeroflap)

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeroportos, Artigos, Notícias