Companhias Aéreas Não categorizado News

David Neeleman, o vencedor da disputa na compra da TAP

 

O empresário brasileiro David Neeleman, controlador da companhia aérea Azul, ganhou a disputa no processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP. A informação foi confirmada pela empresa brasileira e pela imprensa portuguesa nesta quinta-feira. Segundo o jornal Ecónomico, a proposta de Neeleman foi a mais vantajosa, ficando à frente do bilionário Germán Efromovic, da Avianca. Além da Azul, Neeleman é fundador de outras três companhias aéreas: Morris Air e JetBlue, nos Estados Unidos, e WestJet, no Canadá.

O empresário norte-americano, dono da brasileira Azul, ganhou a privatização da TAP.

O processo, que se arrasta desde 2012, é para a aquisição de até 66% da companhia aérea, sendo 5% para os funcionários. O comprador terá preferência de aquisição de novas ações que poderão ser colocadas à venda no futuro e assumirá uma empresa com 77 aviões, mais de 10 mil funcionários e dívidas bilionárias.

O valor das ofertas não foi divulgado, mas segundo a imprensa portuguesa, David Neeleman, que participa no consórcio com a Barraqueiro liderada por Humberto Pedrosa, já se tinha comprometido a comprar 53 novos aviões para a TAP e investir 350 milhões de euros. O dono da Azul prevê ainda o reforço das ligações dentro do Brasil – para alimentar os voos transatlânticos – e mais voos de Lisboa para outros destinos dos Estados Unidos, bem como a partilha de 10% dos dividendos com os trabalhadores.

O interesse dos grupos donos de empresas aéreas brasileiras no negócio se deve ao forte tráfego da empresa para o Brasil. Dos 11,4 milhões de passageiros transportados pela TAP no ano passado, 39% deles voaram nas rotas entre Brasil e Europa. Hoje a TAP atende 12 cidades brasileiras, a maior cobertura oferecida por uma aérea estrangeira.

About the author

Augusto Hardke Fernandes

Augusto Hardke Fernandes

Sou administrador técnico e redator da Aeroflap.
Moro na Itália e estou sempre por dentro das noticias da aviação Européia e do mundo.
Adoro viajar e meu sonho é de tornar-me piloto como meu pai!

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This