O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), mostra o Dronepol (Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Divulgação)

São Paulo agora contará com drones para ajudar na vigilância da cidade. O prefeito João Doria anunciou nesta segunda-feira, 24, a criação da Dronepol, que terá cinco drones e 15 kits de câmeras que poderão ser usados pela Defesa Civil e pela Guarda Civil Metropolitana para monitoramento de grandes aglomerações como manifestações, shows e estádios de futebol além de vigilância em parques municipais.

Os cinco equipamentos foram doados pela empresa chinesa Dahua Technology em parceria com a empresa PGIDB. O custo estimado dos drones e do kit doado é de R$ 650 mil. Já a companhia Airobotics doará R$ 150 mil em serviços de suporte e consultoria, que compreendem atividades de capacitação operacional e apoio estratégico.



(Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Divulgação)

Um dos drones doados pela Dahua Technology tem corpo de fibra de carbono com um peso de 3 kg. Ele chega a alcançar velocidades de até 54 km/h e tem autonomia de voo de até 35 minutos com uma recarga de bateria. O modelo conta com alto-falantes, que permitem seu uso para transmissão de avisos e instruções, e câmeras de alta definição capazes de registrar imagens térmicas. Para finalizar, o sistema é inteligente o bastante para retornar à base em caso de perda de sinal ou bateria fraca, graças ao GPS.

Os outros quatro drones são da marca DJI, pesando cada um 1,3 kg, com autonomia até 30 minutos de voo com uma recarga, e alcançam velocidades de até 72 km/h a uma distância de 7 km do controle remoto, com câmeras 4K e sensores infravermelhos para detectar obstáculos.

Os kits de câmeras deverão ser instalados tanto nas viaturas quanto nas fardas dos guardas civis, que poderão usar o equipamento parar registrar vídeos, áudios e guardar coordenadas geográficas, além de transmitir os dados pela internet.

Os drones entrarão em operação no próximo dia 15, quando deverá terminar o treinamento dos oficiais.

Veja abaixo, o vídeo do prefeito mostrando os novos drones: