A Airbus entregou hoje para a Emirates, em uma cerimônia realizada em Hamburgo, na Alemanha, o 100º A380 da frota da companhia, um significativo marco para a maior operadora do avião double-deck em todo o mundo.

Para comemorar esse momento na cerimônia, o Sheikh Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, presidente e CEO da Emirates, e Tim Clark, presidente Emirates Airline, receberam o avião diretamente das mãos de Tom Enders, CEO da Airbus.



Além disso uma série de membros dos governos dos Emirados Árabes Unidos e da Alemanha acompanharam a entrega.

“Para a Emirates, o A380 tem sido um sucesso. Nós conseguimos utilizá-lo em aeroportos de grande demanda, bem como em aeroportos regionais e “secundários”, onde crescemos a demanda dos passageiros. Cada vez que implantamos um A380 em uma rota, este normalmente estimula o tráfego e a demanda, já que os passageiros são atraídos pela nossa experiência no A380. Continuamos comprometidos com o programa e trabalhamos em estreita colaboração com a Airbus e nossos parceiros para aprimorar continuamente o A380 à medida que olhamos para frente para receber as 42 aeronaves restantes da encomenda”, disse o Sheikh Ahmed.

O 100º A380 da Emirates é configurado com as clássicas em três classes, com 14 suítes de primeira classe, 76 assentos na Business Class e 426 assentos na Economy Classe, totalizando 526 assentos. A Emirates também já equipou o avião com o Onboard Lounge, recentemente renovado.

A Emirates também aproveitou para fazer uma homenagem ao Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, pai e fundador dos Emirados Árabes Unidos, ao adesivar o avião com uma foto do Sheik seguida pela frase que comemora os 100 anos de nascimento do líder, que hoje é visto por levar os UAE à prosperidade dos tempos modernos.

De acordo com a Emirates esse avião será exibido no próximo Dubai Air Show, que acontecerá nos próximos dias, e logo depois iniciará voos na frota da companhia. A aeronave está equipada com motores Rolls-Royce Trent 900.

A Emirates opera com o A380 desde 2008, quando recebeu o primeiro avião da Airbus que já era equipado com o Onboard Lounge, chuveiros para a First Class e internet via wi-fi. Ao longo dos anos a Emirates foi modernizando ainda mais o A380, trabalhando junto com a Airbus para aumentar a capacidade da aeronave e também renovar o interior do avião.

Mais recentemente a Emirates acrescentou portas USB em todos os assentos da aeronave, acompanhando a tendência de uso dos smartphones, bem como melhorou a experiência do sistema de entretenimento, aumentando o tamanho da tela e o catálogo disponível. Um novo lounge para o A380 também foi apresentado.

Como citado acima, a Emirates é a maior operadora mundial do A380, e voa com esse avião para 48 cidades do mundo. Em 2017 o grande marco da aviação no Brasil foi começar a receber voos regulares com o A380 da Emirates no Aeroporto de Guarulhos, localizado na região metropolitana de São Paulo.

Mais de 1500 pilotos e 23000 tripulantes trabalham exclusivamente para a frota de aviões da linha A380 na Emirates.