A Emirates Airline solicitou ontem (01/03) junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), uma alteração de Hotran para operar o voo UAE 261 e UAE 262 com o Airbus A380, equipado com 491 assentos. A companhia planeja continuar com os horários atuais e operação diária, a única alteração é o equipamento operado a partir do dia 26 de março, como publicado anteriormente aqui na Aeroflap.

Os voos serão operados entre o Aeroporto de Dubai e o Aeroporto de Guarulhos, sem alterações quanto aos locais. O terminal 3 de Guarulhos continuará recebendo os voos da Emirates, mas agora em portões de embarques especiais para receber o A380.

O primeiro voo do A380 partirá de Dubai no dia 26 de março, com destino a Guarulhos, e retornará na madrugada do dia 27 para os Emirados Árabes. O voo EK261 será operado com o A380, partindo de Dubai (DXB) todos os dias às 8h35 e chegando em São Paulo (GRU) às 16h30. O voo de retorno, EK262, parte de São Paulo (GRU) a 1h25 e pousa em Dubai (DXB) às 22h55.

Business Class. Foto – Emirates/Divulgação

Entre os aeroportos do Brasil que suportam a operações com o Airbus A380, estão o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão no Rio de Janeiro. O Aeroporto de Guarulhos recebeu diversas adaptações para conseguir operar o A380, a pista de pouso e decolagem foi alargada para 60 metros, ante 45 metros, as taxiways também receberam uma ampliação de largura e o Terminal 3 do aeroporto já foi construído pensando nas operações da aeronave.

A operação do A380 requer uma ponte de embarque com dois acessos para a parte de dentro da aeronave, para agilizar o embarque e o desembarque de até 491 passageiros. Durante o desembarque, o A380 terá sempre uma esteira de bagagens dedicada capaz de receber até mil malas por voo. Atualmente a Emirates disponibiliza uma franquia generosa para os seus clientes, são dois volumes de até 35 kg na Econômica, 40 kg na Business e 50 kg na Primeira Classe.

Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Foto – GRU Airport/Via Facebook

Assim como é tradição da Emirates, o comandante que fará o primeiro voo regular do A380 para o Brasil será brasileiro, na última vez que o A380 da Emirates compareceu no Brasil foi comandado pelo Pablo Tees Leite, que tem apenas 33 anos. Desta vez o voo será comandando pelo João Queiroz Neto.

A aeronave é a primeira a operar em voo regular com passageiros no Brasil. O A380 da Emirates fez sua primeira visita no Brasil em novembro de 2015 no Aeroporto de Guarulhos, cerca de 1400 pessoas e a equipe da Aeroflap acompanharam todo o evento. Em agosto de 2016 um Airbus A380 da Air France pousou no Aeroporto do Galeão para transportar os atletas franceses e a comissão olímpica, no final das olimpíadas.

 

Clique na imagem abaixo para ver a solicitação de alteração de equipamento:

This post is available in: pt-brPortuguês