A passagem do An-225 aqui no Brasil está roubando a cena no cenário da aviação, e claro, não poderíamos deixar vocês por fora dos bastidores do maior avião do mundo e por isso fizemos esse artigo que fala um pouco da história e e especificações técnicas dele.

15033983_10210277600153137_909970168_o_dxoe

Myria, ou sonho em ucraniano, é o apelido do gigante de 285 toneladas que pousou hoje no Brasil, o Antonov An-225 teve um começo que não era lá muito comum, ele foi construído para substituir o avião Myasishchev VM-T e carregar ônibus o espacial Buran, que faz parte do projeto espacial da antiga União Soviética(URSS).

Com a queda do socialismo a aeronave ficou encostada durante alguns anos, mas por volta dos anos 2000 ele foi reformado e remotorizado, já que o seu tamanho colossal se mostrava necessário para o carregamento de algumas cargas que não são nada pequenas.

Voou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988, ou seja, 27 anos atrás, e foi apresentado ao mundo no Paris Air Show de 1989, até hoje se mostrou uma aeronave extremamente e segura sem nenhum acidente ou incidente.

A Antonov, dona do avião, só tem esse exemplar em operação e devido a isso entrou em conversação com uma empresa chinesa para a construção de outro modelo, já que se viu necessário a utilização mundial desse tipo de avião. Sua operação é parecida como a outros aviões de carga, o nariz é levantado e a carga entra, a depender do tipo e tamanho um guinho interno auxilia na locação do objeto que pode demorar horas para ser colocado e retirado da aeronave, também há uma porta na parte traseira.

15033900_10210277594833004_268311308_o_dxoe

Fama de beberrão, o “sonho” não desaponta em quesito tamanho. São 18 metros de altura, impressionantes 84 metros de comprimento, 88 de uma asa a outra, e 285 toneladas com ele completamente vazio. Ele é capaz de decolar com 640 toneladas de carga, se esse número fosse quantificado seria como colocar 21 baleias jubartes empilhadas e colocar dentro do avião e ainda sobrariam 10 toneladas.

Ele com a capacidade máxima de carga consegue voar 4500 km, diferente se estiver completamente vazio que faz o dobro disso, por volta de 15400km, para a contratar os serviços do An-225 você não desembolsaria menos de 300 mil dólares, podendo variar de acordo com peso e distância da carga.

Está achando pouco? Além disso tudo são 6 motores com 51600 lbf de empuxo (cada), se ele fosse um avião de passageiros poderia levar mais de 1300 pessoas tranquilamente.

 

(Agradecimento especial ao Raul Pereira pela cobertura)

– Equipe Aeroflap

 

Após pousar em Viracopos – Campinas (Transmissão ao vivo oficial da Aeroflap):

 

Pousando em Guarulhos (Transmissão oficial da GRU Airport):

 

Veja mais em:

Pousou no Brasil o maior avião do mundo // Antonov An-225

COMPARTILHAR