Sob os olhos atentos dos torcedores de todo o mundo, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça coloriram o céu do Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos, neste final de semana. No sábado e no domingo, dias 20 e 21 de agosto, várias manobras e passagens aéreas foram feitas durante as Olímpiadas, levando alegria e uma mensagem de patriotismo para mais de 250 mil pessoas que puderam assistir aos aviões da Força Aérea Brasileira.

Após liderar as aeronaves na última participação da Fumaça nas Olimpíadas, o Comandante Tenente-Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas afirmou: “as apresentações da Esquadrilha da Fumaça atingiram um grande público formado não só por brasileiros, mas também por pessoas de vários outros países.

Sem falar nas diversas reportagens que tão bem divulgaram o trabalho da Fumaça pela imprensa nacional e internacional. Essa visibilidade vai ao encontro de nossa missão que é fazer demonstrações aéreas para divulgar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira dentro e fora do país.

Além disso, a participação é mais um marco em nossa história de 64 anos por ser a primeira em Olimpíadas, destacando que esta acontece em nossa própria casa. Tenho certeza que este momento vai ficar marcado na memória de cada militar da Esquadrilha que teve a honra de contribuir com a história dos Jogos Olímpicos no Brasil”.

Foto - Força Aérea Brasileira / Divulgação
Foto – Força Aérea Brasileira / Divulgação

Esta foi a primeira vez que a holandesa Sanni Alting assistiu à apresentação da Fumaça. “Nunca tinha visto uma demonstração da Esquadrilha do Brasil. Adorei as manobras. A única vez que já tinha visto algo parecido foi quando assisti à demonstração do grupo Red Bull. A Esquadrilha da Fumaça me surpreendeu bastante. Adorei”.

Ao lado de suas filhas, o fã da Fumaça Henrique Chernicharo fez questão de levá-las à Praça Mauá não só para conhecer o movimento das Olimpíadas, mas também assistir às acrobacias da Esquadrilha com seus aviões A-29 Super Tucano. “Sempre acompanho as atividades da Fumaça nas redes sociais e, hoje, pude trazê-las para assistir comigo. Percebi que elas curtiram bastante também, assim como eu. Mais fãs para a Fumaça”, sorriu.

A Esquadrilha da Fumaça fez seis apresentações durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Primeiro, as sete aeronaves, voando uma ao lado da outra, escreveram a frase “RIO – 2016” e desenharam as argolas símbolo das Olímpiadas no céu da orla das praias de Mangaratiba e Copacabana na manhã do dia 20 de agosto.

No mesmo sábado, ainda apresentou manobras no Forte de Copacabana, no Parque Olímpico da Barra e no Maracanã. E no domingo, dia 21, finalizou sua participação com passagem aérea pelo Sambódromo e manobras na Praça Mauá, onde fica localizado o célebre Museu do Amanhã.

Via – Força Aérea Brasileira

COMPARTILHAR