Estabelecimento de montagem da Airbus - Toulouse

O brasileiro Lucas Galembeck, 34, foi homenageado pela Airbus por seu desempenho como melhor aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), com o prêmio “Student of the Year” (Estudante do Ano). Galembeck é o quinto aluno do ITA a conhecer as instalações da fabricante aeroespacial europeia e também foi convidado para visitar a maior feira de aviação do mundo, a Le Bourget, realizada em julho, em Paris.

O prêmio “Student of the Year”, que teve início em 2013, convida anualmente os alunos do ITA com melhor desempenho em notas para uma imersão in loco em seus centros de desenvolvimento e pesquisa aeroespacial. Galembeck teve oportunidade conhecer as instalações da Airbus Defence and Space em Toulouse (França) como as áreas de montagem, integração e testes de satélites de grande porte, que simulam as condições durante sua vida útil no espaço.

“A Airbus possui capacidade para trabalhar em mais de 10 satélites de grande e médio portes ao mesmo tempo, dada a complexidade exigida para construir um sistema espacial desse tamanho, pode-se ver o grande potencial, o profissionalismo e a seriedade da empresa”, conta o estudante.

O estudante Lucas Galembeck (à direita). Foto – Airbus

A Airbus Defence and Space promove o “Student Of the Year” como forma de estimular o interesse pelo setor aeroespacial, inspirar estudantes da área e também abrir as portas de suas instalações, oferecendo contato com a alta tecnologia, em um segmento de difícil acesso. “Atuamos em um setor no qual precisamos de pessoas extremamente qualificadas e, por tanto, essa iniciativa também nos auxilia na observação de novos talentos”, afirma Rodrigo Fanton, Diretor Geral da Airbus Defence and Space no Brasil.

Galembeck também participou da Le Bourget Airshow, maior feira de aviação do mundo. “Não imaginava que fosse tão grande. Tive oportunidade de conhecer o que há de mais moderno no setor, até a parte do show aéreo, que realmente é bonito de se ver. Visitei algumas relíquias do espaço e do ar e o interior de algumas das aeronaves mais novas do mercado, como o A380, por exemplo”, relata o estudante.

A Airbus tem tradição em criar iniciativas em apoio ao desenvolvimento e estímulo de novos talentos. Além do “Student of the year”, a fabricante organiza a competição Fly Your Ideas, em parceria com a UNESCO. O evento reúne a cada dois anos as mentes mais brilhantes do mundo, com o objetivo de inovar o futuro da aviação. Em apenas cinco edições, o Brasil já conquistou o status de “celeiro de inovadores”, quando alunos do curso de design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, venceram a edição de 2013 e conquistaram o segundo lugar em 2015, com projetos que visam o aumento da eficiência das operações aéreas.

“Estabelecemos um compromisso de longo prazo com o Brasil há quase 40 anos com a criação da Helibras, única fabricante de helicópteros do país, e sempre investimos em inovação, tecnologia e educação”, afirma Fanton. A Airbus está presente em oito cidades, em cinco estados, e temos cerca de 600 colaboradores atuando na comercialização, fabricação, manutenção e treinamento, para os mercados de Aviação Comercial, Defesa e Espaço.

 

Via – Airbus

COMPARTILHAR