Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), decolou, nesta terça-feira (21/3), às 8h34, do Rio de Janeiro, em direção a Lima, no Peru, para prestar apoio às vítimas da enchente no norte do País. A previsão de deslocamento é de 9 horas de voo, com escala em Porto Velho (RO) para reabastecimento.

Ao todo, 14 militares da FAB estarão engajados na missão humanitária, que prevê deslocamentos diários entre três cidades atingidas pelas fortes chuvas: Piura, Trujillo e Chiclayo.

“Vamos operar, junto com as autoridades locais, em atendimento às regiões afetadas”, declara o Capitão Gustavo Magaldi, comandante da aeronave. A missão tem previsão de término na sexta-feira (24/03) e retorno da equipe da FAB no sábado (25/03).

Cerca de 800 municípios peruanos declararam estado de emergência desde o início das chuvas, que causaram deslizamento de terras e enchentes de rios. Algumas cidades ficaram totalmente alagadas. Segundo o último balanço divulgado, mais de 70 pessoas morreram e 100 mil estão desabrigadas. A queda de pontes em várias localidades tem dificultado o trabalho de assistência às áreas, que na maioria estão sem água potável e energia elétrica.

Em 2010, uma aeronave C-130 Hércules foi empregada numa missão de transporte de 68 brasileiros que estavam isolados em Machu Picchu. Eles foram resgatados por helicópteros do governo peruano e regressaram ao país na aeronave da FAB. Na época, 278 brasileiros visitavam o sítio histórico quando fortes chuvas provocaram enchentes na região.

Confiram o vídeo abaixo, com a explicação sobre a missão:

 

Via – Força Aérea Brasileira

This post is available in: pt-brPortuguês