Aeronaves Artigos Empresas Não categorizado

Facebook cria drone que oferece acesso a internet

Facebook tem construído seu próprio drone que vai trazer conectividade com a Internet para partes remotas do mundo.

Drone-do-Facebook

A “pequena” aeronave não tripulada do Facebook, também apelidada de “Aquila” tem a envergadura de um 737 e o formato de uma asa enflechada. De acordo com o Facebook sua capacidade de transmissão é de até 10GBPS, além de poder ficar no ar por 90 dias seguidos e voar em altitudes superior a 70 mil pés, na verdade entre 60 a 90 mil pés. A aeronave, alimentada por energia solar, tem peso menor que um carro médio segundo os engenheiros. A sua transmissão de internet se dá por raio laser, com um alcance de até 16km , algo meio improvável mas que eles já testaram provando que funciona, a transmissão de internet com a aeronave é feita através de uma constelação de satélites em alguns locais, que por sua vez se comunicam com o solo, ou por triangulação das aeronaves utilizando lazer, interligando assim ao amplo sistema que liga todo o globo terrestre através de fibra ótica.

Apesar do tamanho o drone pesa 400kg, boa parte disso é por sua construção em fibra de carbono, por esse motivo também a sua velocidade de estol é baixa o suficiente para permitir que voe em grandes altitudes sem precisar de muita velocidade.

facebook_aquila_profile

Ele foi projetado no Reino Unido pela equipe aeroespacial do Facebook, disse Jay Parikh, vice-presidente do Facebook de engenharia global e infra-estrutura.”Nosso objetivo é acelerar o desenvolvimento de um novo conjunto de tecnologias que podem mudar drasticamente a economia da implantação de infra-estrutura de internet”, disse Parikh . O Facebook está criando o drone e a tecnologia de transmissão, mas não está interessado em se tornar um provedor. Os sinais de internet fornecidos pelos drones virão de parcerias com companhias de telecomunicações.

Segundo o Facebook, 10% da população mundial vive em locais remotos sem infraestrutura de internet, onde seria muito caro instalar cabos de fibra óptica ou torres de celular.

O vice-presidente de engenharia do Facebook, Jay Parikh, diz que o plano é começar os testes dentro de dois meses, provavelmente em algum lugar nos EUA. Os drones serão levantados até cerca de 21 km por um balão. Nesse ponto, o Aquila encontraria o seu plano horizontal e, em seguida, o cabo ligando-o ao balão seria cortado, fazendo o drone voar.

Drone-do-Facebook-1260x710

A frota prevista que o Facebook que criar é de 1000 aeronaves ativas, tudo isso faz parte do projeto internet.org, que visa levar acesso a grande rede mundial em locais isolados ou países pobres.

Vídeo com a construção e testes do modelo.

11113803_10102081915691061_835349162202507231_n

Triangulação por laser...
Triangulação por laser…

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This