Chegou ao Chile, na tarde desse domingo (27/03), os caças Lockheed F-22 Raptor que irá promover a parte militar da Lockheed para o mercado da América Latina, as aeronaves estarão expostas durante toda a semana, de 29 de março até 3 de abril. É esperado que os F-22 realizem diversas apresentações que demonstre a capacidade de evasão e defesa do espaço aéreo durante esse período.

Para fazer o translado do Estados Unidos até o Chile os caças foram acompanhados por uma aeronave tanker KC-10, uma versão modificada e militar do DC10, o voo durou no total 18 horas e 25 minutos. Ao chegar no Aeroporto Internacional de Santiago os militares da USAF foram recebidos pelo Coronel Aviador Fernando Silva, Diretor Executivo da FIDAE. As aeronaves estão próximas da Segunda Brigada da Força Aérea do Chile.

O Lockheed F-22 já se apresentou outras vezes durante a história da FIDAE, em 2010 um par de F-22 realizou uma demonstração aérea que pode ser conferida no vídeo abaixo, nesse ano a FIDAE foi realizada entre os dias 23 a 28 de março.

COMPARTILHAR