A FIDAE (Feira Internacional do Ar e Espaço) começa amanhã e vai até domingo (08/04), porém desde sexta-feira, dia 30 de março, a movimentação na Base Aérea Puntahuel na II Brigada Aérea já é grande, devido à chegada da USAF com seus caças de quinta geração e duas aeronaves de reabastecimento em voo.

Os caças são o F-22 Raptor e o F-35A Lightning II, ambos da fabricante Lockheed Martin, a chegada dos caças na Base Aérea, que fica em Santiago, ocorreu no final da tarde do dia 30. Os caças norte-americanos foram recebidos por um F-16 Fighting Falcon, da Força Aérea Chilena.

Foto/Divulgação- FIDAE

Uma das novidades da USAF na FIDAE é a estreia do F-35A Lightning II, que pela primeira vez pousa na América Latina. O caça da USAF pertence à quinta geração, e uma das suas características além da grande velocidade é a capacidade Stealth, que também existe no F-22 Raptor.

Juntamente com os caças, também chegaram ao Chile as aeronaves reabastecedoras KC-135R Stratotanker e KC-10 Extender, além do cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III.

Além das aeronaves citadas, o público contará com as apresentações da equipe de paraquedismo da USAF “Wings of Blue”, que pela quinta vez frequenta a FIDAE. O caça F-35 não se apresentará em nenhum dos dias do evento.

Mas a frota norte americana para a FIDAE ainda não está completa. Ainda é aguardada a chegada do clássico bombardeiro americano B-52 Stratofortress no final da tarde desta segunda-feira (02/04), com seus oito motores Pratt & Whitney TF33-PW-103.

This post is available in: pt-brPortuguês