O foguete Falcon 9 irá se preparar para mais uma missão importante, o próximo lançamento do X-37B, também conhecido como o mini ônibus espacial da USAF (Força Aérea Americana), será realizado com o foguete da SpaceX pela primeira vez.

Anteriormente o X-37B foi lançado pelo foguete Atlas V, a última vez que foi lançado, em 2015, o X-37B ficou quase dois anos em órbita e pousou no dia 7 de maio de 2017. O veículo tem cerca de 8,8 metros de comprimento e 2,9 m de altura, com uma envergadura de apenas 4,6 m. O desenho é bem semelhante a da famosa Space Shuttle, porém as dimensões são menores, visto que se trata apenas de um veículo para cargas de pequeno porte.

Cápsula do foguete Atlas 5 com o X-37B. Foto – ULA

O compartimento do X-37B para transporte de cargas tem apenas 2,1 metros de comprimento por 1,2 metros de largura, com uma profundidade de 1,2 metros. A espaçonave é lançada do mesmo modo que um Space Shuttle, colocada na vertical junto com um foguete ela pesa no lançamento, 4990 quilogramas.

O pouso é realizado em uma pista comum, de pousos e decolagens, com uma única tentativa, a pista utilizada é a mesma do conhecido Space Shuttle, a do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O avião espacial é projetado para operar em altitudes que variam de 177 a 805 km, sempre em órbita baixa. 

Foto – SpaceX/Reprodução

Para lançar esse veículo com essas dimensões e peso, a SpaceX irá alterar algumas partes do Falcon 9 para conseguir colocar o X-39B em uma cápsula, os motores do foguete já foram atualizados recentemente com a versão Block 5, a altura do Falcon 9 também aumentará. Em janeiro o foguete atualizado da SpaceX foi certificado pela Força Aérea Americana (responsável pelo X-37B) para realizar lançamentos de segurança nacional.

 

DATA DE LANÇAMENTO

O próximo lançamento será realizado no final deste ano e o X-37B carregará uma carga experimental do Advanced Structurally Embedded Thermal Spreader (ASETS-11). 

Os detalhes da carga não foram revelados pela Força Aérea Americana, que prefere manter as missões do X-37B em segredo.

 

This post is available in: pt-brPortuguês