A Fraport vai recorrer ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para conseguir financiar a grande expansão do Aeroporto de Porto Alegre, que será realizada em pouco tempo.

Essa informação foi repassada através do jornal o Estado de S.Paulo, em uma entrevista à presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal.

Para realizar as obras estipuladas até 2021, a Fraport Brasil precisará de pelo menos R$ 1,5 bilhão. Se o contrato for firmado ele deverá entrar em vigor entre setembro e outubro, para possibilitar o início das obras já em 2019. O empréstimo do BNDES é uma forma da Fraport dissolver o custo do investimento ao longo dos anos de concessão, e melhorar o financeiro da empresa, que também administra o Aeroporto de Fortaleza.

As obras serão realizadas pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello, incluindo a expansão da pista.

Agora a Fraport estará à frente do Aeroporto de Porto Alegre por pelo menos 25 anos, tempo mínimo estipulado em contrato. O aeroporto ainda terá participação da administração da Infraero até o fim do primeiro semestre de 2018, esse período é necessário para a adaptação da empresa e o repasse das demandas do local.

O leilão ocorreu em março de 2017, com a assinatura do contrato sendo realizada em julho do mesmo ano.

Obras

As principais obras no Aeroporto de Porto Alegre serão executadas entre 2018 a 2021, para suprir o déficit estrutural do aeroporto. Serão cerca de R$ 600 milhões investidos pela concessionária no local nessa primeira fase.

A concessionária precisará ampliar o terminal de passageiros, o pátio de aeronaves, o estacionamento (mais 1,7 mil vagas) e até mesmo a pista. Além disso a concessionária terá que fazer adequações de segurança no aeroporto.

Projeção de como ficará o Terminal de Passageiros depois das obras de ampliação.

A obra mais difícil será a expansão da pista 11/29, dos atuais 2280 metros para 3200 metros. Essa alteração é necessária para o aeroporto ser capaz de receber aeronaves de maior porte, e cargueiros como o 747F sem restrição de peso.

A concessionária disse que precisará de 52 meses para entregar essa obra na pista, a partir do momento que ela for iniciada. A expansão necessitará da remoção de moradores da Vila Nazaré.

Atualmente o Aeroporto de Porto Alegre tem capacidade para receber 17 milhões de passageiros ao ano. O terminal liga a capital gaúcha a quatro destinos internacionais e a mais de 30 destinos nacionais.

O terminal fica a menos de 10 quilômetros do centro de Porto Alegre e opera mais de 200 voos diários, atuando com as companhias aéreas Aerolíneas Argentinas; Azul; Copa; Gol; Avianca; Latam; Tap; Taca Peru e Total.

This post is available in: pt-brPortuguês