A GE Aviation completou o teste de solo do primeiro motor GE9X, que irá equipar o Boeing 777X, esse é o maior motor em diâmetro que equipará uma aeronave comercial.

“Este motor está à altura de nossas expectativas, e estamos extremamente satisfeitos com os resultados”, disse Ted Ingling, gerente geral do programa GE9X na GE Aviation. “Durante os testes de solo, na Operação Testing in Peebles (Ohio) na GE Aviation, o primeiro motor GE9X foi impecável, fornecendo a equipe de engenharia mais de 1200 dados individuais sobre fluxos de ar, e isso ajudou a reafirmar o design do motor Estamos ansiosos para a próxima fase de testes para o programa de desenvolvimento do motor.”

O primeiro motor GE9X totalmente desenvolvido já acumulou 167 horas, 213 ciclos e 89 partidas durante os testes de solo. O teste mais recente forneceu dados sobre o motor em relação as suas características aerodinâmicas e térmicas, além da integridade mecânica, desempenho e operacionalidade.

Foto - GE Aviation
Foto – GE Aviation

Ainda neste ano, a GE Aviation vai concluir os teste com situações que envolvem gelo, e com isso obter resultados precisos sobre situações em baixa temperatura. A empresa já afirmou que está trabalhando para prosseguir com as fases iniciais desse teste.

O First Full Engine to Test serve para garantir a maturação sobre as novas tecnologias incorporadas no GE9X, implementadas há cinco anos. O teste completo, que começou no final de março, ocorreu muito mais cedo no processo de desenvolvimento do motor, e ocorreu também seis meses após o projeto do motor ser finalizado.

Uma segunda rodada de testes está em andamento em um motor demonstrador GEnx GE9X em CMC (compósito de matriz cerâmica), com novos componentes da câmara de combustão e uma nova turbina. Com um terço da densidade de ligas metálicas, além de componentes CMC de baixo peso, que irá reduzir o peso total de um motor e suas partes internas, essa nova tecnologia melhora a eficiência de combustível, desempenho do motor e a durabilidade.

Foto - GE Aviation
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O teste de certificação do programa GE9X começará no primeiro semestre do próximo ano, juntamente com os testes de voo no banco de ensaios da GE Aviation, onde ela utiliza um Boeing 747 para acompanhar o funcionamento do motor em voo, nessa aeronave somente um motor GE9X é capaz de manter esse quadrimotor em voo de cruzeiro. A certificação do motor está agendada para 2018, um ano antes do 777X ser certificado.

Com quase 700 encomendas, o motor GE9X terá 100 mil libras de empuxo e terá um fan frontal com 134 polegadas de diâmetro, feito em material composto com fibra de carbono. Outras características incluem; um ratio de 27:1; 11 estágios de compressor de alta pressão; a terceira geração de combustores da GE e material de CMC na câmara de combustão e na turbina.

Esse motor é até 10% mais eficiente, quando comparado ao GE90 que equipa o Boeing 777 atual, além de emitir menos ruído durante seu funcionamento e ter melhor durabilidade.

 

 

Acompanhe um teste do GE9X em Pebbles – Ohio:

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