Motor irá equipar a aeronave de nova geração, Boeing 777X.
Motor irá equipar a aeronave de nova geração, Boeing 777X.

A GE Aviation finalizou a montagem do primeiro motor de testes para o projeto do Boeing 777X, o GE9X irá passar por uma extensa fase de testes na unidade da GE em Peebles, Ohio, onde será colocado em prova todo o tipo de situação possível.

“O motor está montado, é apenas uma questão de adicionar lotes de instrumentação para os testes”, disse o gerente de programa GE9X, Bill Millhaem. Os testes começarão “em breve”, diz ele, embora não haja uma data definitiva por parte da GE.

De acordo com a GE será realizado um teste extra durante o programa do motor, o teste de ingestão de areia, adequado para clientes do Oriente Médio. Fora os diversos ciclos de uso nos componentes em CMC, que já estão sendo testados em um motor GEnx adaptado. A GE utilizará um 747-400 para adaptar os novos motores na fase de teste em voo, durante 2017 e 2018, quando está prevista a certificação do GE9X.

O novo motor da GE incorpora materiais em matriz de cerâmica (CMC) nos forros do interior e exterior do sistema de combustão. O CMC é significativamente mais leve, mais forte e mais resistente ao calor do que os componentes de metal que substituem, além disso existe a redução de peso e permitindo que o motor funcione de forma mais eficiente e quente. A GE espera que inovações no fluxo de ar do motor, redução de peso e uso de materiais compostos proporcionem que o GE9X seja 10% mais econômico quando comparado ao atual GE90.

COMPARTILHAR