12920261_1007591515983615_8863008206127719563_n
Foto – GE Aviation

A GE Aviation iniciou os testes em solo do novo motor que irá equipar o Boeing 777X, conhecido como GE9X. De acordo com a empresa, os testes em solo serão completos a partir dessa data e servirão para analisar todo o contexto de operação e durabilidade dos componentes. A meta da GE é certificar o motor até meados de 2018, para possibilitar que a Boeing consiga cumprir o cronograma proposto.

Testes de maturação do motor GE9X começaram há cerca de cinco anos e progrediu em níveis até obter o primeiro motor completo para teste . Essa unidade que está sendo avaliada agora incorpora todas as tecnologias listadas no projeto do GE9X, é exatamente como um motor planejado para ser entregue para a Boeing.

G82
Foto – GE Aviation

Em comparação com outros programas de motores da GE, o GE9X está adiantado no processo de desenvolvimento, cerca de 6 meses a menos do que o previsto após a conclusão da primeira unidade. Este calendário assegura que todas as características operacionais serão analisadas nos motores de certificação. O próximo ano será um ano movimentado para o programa GE9X, com o início dos testes de certificação e testes em voo, até obter sua certificação em 2018.

Com quase 700 encomendas, o motor GE9X terá 100 mil lb de empuxo inicialmente e terá o maior fan frontal entre os motores desse tipo, com 134 polegadas de diâmetro e composição das pás em fibra de carbono. Outras características incluem, uma pressão-ratio de 27:1 com 11 estágios de compressor de alta pressão; a terceira geração de combustores chamada de TAPS III; e material de CMC na câmara de combustão e turbina.

 

COMPARTILHAR