O Governo Americano aprovou a venda de caças leves A-29 Super Tucano para a Nigéria. A medida foi sinalizada de forma positiva pelo presidente Donald Trump, logo quando entrou no poder.

Porém ainda no governo Obama a autorização da venda dos A-29 havia sido adiada, pois o ex-presidente estava preocupado com a situação dos Direitos Humanos no país africano. Mas tudo foi esclarecido com o Trump, que ligou para o presidente da Nigéria afim de acertar os detalhes.

O contrato tem um valor estimado de US$ 593 milhões para a Nigéria, são 12 unidades da aeronave da Embraer que é produzida na Florida, o A-29 fabricado nos EUA já opera no Afeganistão e no Líbano, onde desempenham boas atuações em missões de ataque ao solo.

Não é apenas uma simples venda, o pacote irá incluir treinamento para pilotos e mecânicos da Força Aérea Nigeriana. A medida de venda também libera a Nigéria agir mais diretamente contra os grupos Boko Haram e o ramo ISIS West, que atacam de maneira violenta muitos civis na Nigéria.

 

Via – FlightGlobal

COMPARTILHAR