Aeroportos News

Governo anuncia plano de privatização para aeroportos – Serão 14 em 2017

Foto - ME/Portal da Copa

O Governo Federal anunciou mais uma rodada de concessões para 2017, e nela está incluída diversos aeroporto de todo o Brasil. Anteriormente a Secretaria de Aviação Civil anunciou que os aeroportos de Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador seriam concessionados, mas em setembro outros 10 foram adicionados na lista do governo, entre eles está, Belém, Cuiabá, Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Goiânia, Maceió, Manaus, Recife, São Luís e Vitória.

De acordo com o governo, 14 aeroportos serão concessionados a partir de 2017, com previsão dos quatro primeiros (Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador) serem leiloados já no primeiro semestre de 2017, enquanto que os 10 anunciados neste mês serão leiloados no segundo semestre de 2017. A SAC também afirmou que o edital de licitação para os quatro primeiros tem previsão de ser lançado ainda em 2016.

Porto Alegre terá a sua concessão válida por 25 anos, enquanto os demais terão 30 anos de concessão para a iniciativa privada. Com a manobra o governo espera o investimento de R$ 6,5 bilhões nos quatro primeiros aeroportos anunciados, a criação de 30 mil vagas de trabalho e a expansão da capacidade nos terminais, reflexo das obras obrigatórias listadas no edital.

O objetivo do governo é que a Infraero fique responsável somente por aeroportos de médio porte no Brasil, enquanto os terminais de grande porte estarão na mão da iniciativa privada. Além disso o governo planeja relicitar os contratos dos atuais aeroportos concessionados, são eles: São Paulo (Guarulhos), Brasília, Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte (Confins) e Campinas (Viracopos).

Nessa rodada de concessões em 2017, e também nas relicitações, o Governo planeja não deixar a Infraero como sócia na operação, ao contrário do governo anterior, que licitou os aeroportos atuais com uma grande participação da Infraero nos consórcios.

 

Confira abaixo o nosso infográfico sobre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas:

Infografico_Viracopose

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This