Greve dos petroleiros – Abastecimento de Guarulhos e Galeão pode ser comprometido

Foto - Divulgação

O abastecimento por duto do Aeroporto de Guarulhos e Galeão foi essencial para algumas companhias aéreas contornarem parte da crise de abastecimento, causada pela greve dos caminhoneiros.

Isso porque a maioria dos voos foram capazes de decolar e fazer outras rotas apenas com o tanque da aeronave, totalmente abastecido no aeroporto de origem. Já o voos internacionais foram garantidos com o abastecimento normalizado no Galeão e Guarulhos.

Mas a greve dos petroleiros, que desponta junto com o 8º dia da greve dos caminhoneiros, pode atrapalhar o abastecimento nesses dois importantes aeroportos do país.

O coordenador do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro MG), Anselmo Braga, disse que a paralisação começará amanhã, e que pode afetar o fornecimento de querosene através dos dutos de abastecimento dos dois aeroportos, Guarulhos e Galeão.

Dessa forma o fornecimento de querosene seria realizado apenas de caminhão, demandando uma grande frota para abastecer diariamente os dois aeroportos. Se os caminhoneiros decidirem continuar em greve o fornecimento pode ser comprometido nos próximos dias, e alguns voos cancelados.

Braga disse que os dutos serão fechados por pelo menos 72 horas, entre a noite de terça-feira até sexta-feira. A reivindicação é pela mudança da política de preços da Petrobrás, que hoje prefere exportar combustível, atrelando o custo ao dólar, do que utilizar a capacidade ociosa das refinarias.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.