Companhias Aéreas News

Há 60 anos a Lufthansa fazia o primeiro voo para o Brasil

Foto de 1956 com um Lockheed Super-Constellation. 📷©Lufthansa/Divulgação

Hoje a Lufthansa está comemorando 60 anos de operação no Brasil, um dos mais importantes portões de entrada da empresa aérea na América do Sul. No dia 15 de agosto de 1956, a Lufthansa inaugurou oficialmente sua rota aérea de Hamburgo, na Alemanha, para o Rio de Janeiro, no Brasil, cumprindo a rota Hamburg – Düsseldorf/Frankfurt – Paris – Dakar – Rio de Janeiro – São Paulo – Buenos Aires.

O voo LH 500 partia de Hamburgo e pousava no Rio de Janeiro dois dias depois, na época, 17 de agosto de 1956, o voo da Lufthansa foi realizado com a aeronave de prefixo D-ALEC, um moderno (para a época) Lockheed G-Super-Constellation. No dia seguinte, em 18 de agosto de 1956, a frequência sul-americana da Lufthansa foi ampliada com o acréscimo de São Paulo, o último ponto de parada no Brasil antes de prosseguir para Buenos Aires na Argentina.

Uma curiosidade, naquela época o aeroporto responsável por receber em São Paulo as grandes aeronaves intercontinentais era o Aeroporto de Congonhas.

O Super-Constellation que operou essa rota para o Rio de Janeiro e São Paulo era equipado com 48 assentos First Class “Comforette” que podiam ser transformados em espreguiçadeiras durante o voo, naturalmente um Constellation poderia receber até 100 assentos em uma configuração para voos curtos. Quando o avião passou pela linha do Equador pela primeiríssima vez, os passageiros foram convidados a participar de uma pequena cerimônia na qual o avião foi batizado. Naquela época, todo o voo durava 26 horas em média.

Foto - Lufthansa/Divulgação
Foto – Lufthansa/Divulgação

Em 1956, a Lufthansa operava sua rota sul-americana entre o Brasil e Frankfurt com dois voos ida e volta por semana. Atualmente, a empresa oferece sete voos semanais do Rio de Janeiro para Frankfurt, e 12 voos semanais de São Paulo para Frankfurt e Munique. Hoje em dia, o tempo de voo do Brasil para a Alemanha é de aproximadamente 11 horas.

Hoje a Lufthansa ampliou radicalmente sua presença no Brasil, instalou Salas Vip em Guarulhos e no Galeão com chuveiros, conexão wi-fi assim como televisão e seleção de bebidas para os passageiros se sentirem à vontade. De julho de 2015 a junho de 2016, a Lufthansa transportou aproximadamente 500.000 passageiros em suas rotas brasileiras.

Atualmente a aeronave mais conhecida da Lufthansa no Brasil é o Boeing 747-800 (e o 400), popularmente chamado de Jumbo.

Comemorativo – Hoje o voo Rio de Janeiro – Frankfurt está sendo operado com o Boeing 747-8i com pintura retrô da Lufthansa (foto abaixo).

Foto - Jens Görlich/Divulgação
Foto – Jens Görlich/Divulgação

 

Interação com o público – Aproveite e receba um cartão de embarque do voo LH500 personalizado, dê um retweet nessa publicação da Lufthansa e receba o seu.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This