A Força Aérea Brasileira (FAB) foi homenageada pela Helibras nesta quinta-feira (06/04), no Rio de Janeiro, por atingir 150 mil horas de voo da frota de helicópteros fabricados pela empresa. Atualmente, a FAB opera os modelos H-50 Esquilo, o VH-35, o VH-34 Super Puma, VH-36 Caracal e o H-36 Caracal, todos de fabricação da empresa.

O feito, alcançado no ano passado, foi considerado pelo presidente da companhia, Richard Marelli, uma marca de confiança. “A quantidade de horas de voo é um conhecimento de segurança e confiança de voo em condição segura”, afirmou o executivo.



A versão operacional do H-36 Caracal, recebida em 2016 pela FAB, está operando em Belém (PA). O modelo conta com sistema de contramedidas eletrônicas e capacidade de reabastecimento em voo, câmera térmica e todo o sistema para resgate em combate, entre outros. “É um orgulho ver o helicóptero operando em condições difíceis no Norte do Brasil para fazer resgate e salvar vidas”, exemplificou.

O número de horas também remete à renovação pela qual a frota da FAB foi submetida. O primeiro helicóptero da Helibras incorporado a frota da Força Aérea Brasileira em 1987, o H-50 tem somente 20% do peso do H-36 Caracal, incorporado em 2016.

 

Via – Força Aérea Brasileira