A Israel Aerospace Industries (IAI) fez um acordo com a KSU da Índia para operar veículos TaxiBot em Nova Deli e nos aeroportos de Mumbai. O contrato será implementado em duas fases.

Na primeira, os TaxiBots serão entregues aos aeroportos e operarão em um teste controlado até o final de 2018. A segunda fase envolverá a entrega de 38 veículos adicionais em quatro anos a Nova Deli e aos aeroportos de Mumbai, além do mercado indiano geral.

O contrato foi assinado em meio ao rápido crescimento do mercado de aviação indiano (20% ao ano nos últimos três anos), prestes a tornar-se o terceiro maior mercado de aviação do mundo.

O TaxiBot é um veículo semirrobótico que se conecta ao avião, sendo controlado pelo piloto que vai taxiar a aeronave a partir da ponte de embarque do aeroporto (“manga”) até a pista sem usar os motores principais da aeronave.

O reboque da aeronave pelo TaxiBot economiza 85% do combustível consumido durante um taxiamento padrão e provê uma redução similar de 85% nos gases de efeito estufa emitidos pelos motores principais do avião.

Taxiar com o TaxiBot também reduz o nível de ruído em 60% e os danos causados por objetos estranhos em 50%, visto que esses objetos não podem ser sugados pelos motores desligados.

Outra vantagem é a agilização do fluxo de aeronaves entrando e saindo da zona de terminais. O governo indiano considera o TaxiBot um instrumento importante para lidar com a grave questão da poluição do ar nos aeroportos, exacerbada pela contínua expansão do transporte aéreo.

Os testes finais dos veículos designados para o Aeroporto de Nova Deli estão sendo finalizados no Aeroporto de Frankfurt com o apoio da Lufthansa LEOS e TLD, como parte da colaboração com a IAI desde o início do projeto.

This post is available in: pt-brPortuguês