Foto - Dmitry Terekhov

Mesmo colaborando no desenvolvimento do CR929, a Rússia pode aprimorar um antigo jato widebody do seu catálogo de produtos, fornecido pela UAC através da empresa estatal Ilyushin.

A fabricante está trabalhando atualmente em uma versão do IL-96 para até 400 passageiros, denominada de -400M. E também já iniciou os estudos para uma versão com somente dois motores, como forma de tornar o avião mais atrativo no mercado internacional.

Um novo IL-96 bimotor seria uma versão baseada na -400M, porém com algumas modificações e novos motores, desenvolvidos pela Rússia para o CR929.

Por enquanto o IL-96-400M será equipado com quatro motores Aviadvigatel PS-90A1, com capacidade de produzir 38300 lbs de empuxo. Esses motores são modernizados, e com maior capacidade de empuxo da família.

Já o motor para um novo IL-96 poderia ser o PD-35, também fabricado pela Aviadvigatel, esse propulsor poderá ter capacidade de 77000 lbs de empuxo, com capacidade de se estender até 100 mil lbs.

Apesar disso o projeto pode demorar a sair, o PD-35 está previsto para equipar uma aeronave apenas em 2025. Por isso a Ilyushin também busca parcerias com outras fabricantes fora da Rússia, como a Rolls-Royce e a GE.

A empresa destacou que a nova versão com somente dois motores pode diminuir drasticamente o consumo de combustível e os custos de manutenção, ainda mais se o motor tiver tecnologias de nova geração.

 

Via – FlightGlobal

 

This post is available in: pt-brPortuguês