india-mars-ISRO

A Índia quer aumentar sua ação no setor espacial através do lançamento de até 25 satélites entre 2016 e 2017, para isso eles projetam utilizar seu principal foguete, o PSLV (Polar Satellite Launch Vehicle), que é construído pela Indian Space Research Organization (ISRO).

Os clientes para o lançamento partem de sete países, sendo o EUA responsável por 12 satélites a ser lançados, seguido pela Alemanha com 4, Canadá, Argélia, Indonésia, Japão e Malásia. A Índia tem experiência na área de lançamento, ela já colocou 28 satélites de outros países em órbita, entre 2013 e 2015, entre os principais clientes está a Inglaterra, Cingapura e EUA. O PSLV já lançou 57 satélites de outros países em seu período de vida.

Cada foguete lançado pela Antrix Corporation gera uma receita de 80,6 milhões de euros, bem maior do que o custo registrado para a fabricação e concepção do veículo espacial. O objetivo da Índia é adquirir uma maior fatia do mercado até 2020, para permitir um investimento maior no GSLV Mk.3 e projeto Lua.

COMPARTILHAR