A Índia realizou o lançamento de seu primeiro veículo espacial reutilizável nesta segunda (23/05), a espaçonave RLV–TD é comparada a um pequeno ônibus espacial em seu tamanho, que tem pouco mais de 1 metro de diâmetro e 16 metros de comprimento.

“Temos realizado com sucesso a missão RLV como um demonstrador de tecnologia. A decolagem foi realizada às 7:00 da manhã na primeira plataforma de lançamento”, disse a Indian Space Research Organization (ISRO), através de seu diretor Devi Prasad Karnik.

India-successfully-launches-reusable-launch-vehicle-1
Centro de lançamento em Andhra Pradesh.

O protótipo RLV-TD conseguiu demonstrar como funciona esse tipo de aeronave em velocidade hipersônica, em pouso remoto não tripulado e também o uso de motor para voos de cruzeiro. A espaçonave foi lançada da base espacial em Andhra Pradesh, cerca de 80 km de Chennai, na costa leste. O voo atingiu uma altitude de 70km e voou cerca de 500km desde sua base, o peso transportado foi de 1,7 toneladas que foi propulsionado por um foguete de 17 toneladas com uso de propelente sólido.

O objetivo da Índia é demonstrar uma tecnologia que seja possível diminuir em 80% o custo de lançamento atual, através do uso de foguetes com propelente sólido e veículos reutilizáveis de uso não tripulado.

COMPARTILHAR