Infraero espera 21,9 milhões de passageiros durante a alta temporada nos seus aeroportos

Aeroporto de Congonhas
Foto - Infraero

De acordo com a Infraero, os aeroportos administrados pela empresa estatal já estão preparados para a movimentação da alta temporada.

Entre os dias 15/12/17 e 19/2/18, os 59 terminais da empresa deverão receber 21,9 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques. Este número é 4,67% superior ao movimento realizado entre 15/12/16 e 19/2/17, quando 20,9 milhões de pessoas chegaram e partiram nos mesmos terminais.

A estimativa leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas para o período e orientou um plano de ação que vai garantir a fluidez, o conforto e a segurança de quem vai viajar de avião.

As ações começaram em novembro, quando as atividades de manutenção preventiva priorizaram equipamentos como esteiras de embarque e desembarque de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal, entre outros. “Esse cuidado preventivo vai garantir que passageiros, companhias aéreas e demais clientes dos nossos aeroportos tenham viagens tranquilas, sempre levando em conta as diversas características dos nossos aeroportos”, afirma o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

O monitoramento dos aeroportos também será reforçado com supervisores em todas as etapas de embarque e desembarque e eles terão capacidade de atuarem na correção de qualquer situação que possa prejudicar as operações. Além deles, equipes de limpeza e manutenção vão atuar com uma frequência maior, com destaque para os horários de maior movimento, garantindo que a demanda seja bem atendida.

Convergência
As operações nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus serão coordenadas pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) localizados nestes terminais. O objetivo é gerir o funcionamento das instalações em tempo real, conceber e implantar medidas para melhorar o fluxo operacional do aeroporto e aprimorar o atendimento aos passageiros e aeronaves nas 24 horas do dia.

Participam do CGA representantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. A gestão ocorre de maneira compartilhada, baseada nas informações e recursos disponibilizados pelos integrantes do Centro. “Essa convergência de agentes que atuam no aeroporto permite à Infraero detectar necessidades diferenciadas de cada terminal com antecedência, garantindo a melhor solução, sempre de acordo com a realidade de cada local”, explica o superintendente de Gestão da Operação, Marçal Goulart.

Nos demais aeroportos, a coordenação é feita pelo Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago). Localizado em Brasília, ele monitora todos os aeroportos da Infraero e alinha ações para assegurar que todas as etapas da operação de um aeroporto tenham fluidez e segurança.

 

Via – Infraero

 

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