A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), finalizou a etapa de implementação e testes do grooving realizado na pista do Aeroporto de Joinville, localizado na cidade de Joinville/SC. A obra custou ao todo 1,63 milhões de reais e levou 2 meses para ficar pronta, no caso da pista de Joinville, os cortes realizados foram transversais.

O grooving é um item de extrema importância para aeroportos que contém pista de curta distância, ela ajuda no escoamento de água quando em período chuvoso e inibe a aquaplanagem na hora do pouso. A janela de performance do aeroporto deve ser sensivelmente melhorada depois dessa implementação, já que o tamanho da pista está entre as menores do país para voos comerciais, com 1640 metros, tamanho comparado com o de Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann, comemora a velocidade das obras. “O prazo estipulado para o fim total da obra era de 90 dias, sendo que ela foi concluída em 61 dias”, exclamou. Ele explicou, ainda, que as intervenções realizadas “possibilitam um escoamento mais rápido da água na zona central da pista, com a consequente melhoria nos índices de frenagem em dias de chuva, contribuindo para que os pousos sejam mais seguros.”

Atualmente o Aeroporto de Joinville movimenta mais de 500 mil pessoas por ano, sendo atendido por 3 companhias aéreas que voam semanalmente para a cidade.

COMPARTILHAR