A partir desta terça-feira (18/10), os usuários do Aeroporto de Congonhas poderão experimentar a sensação de estar em uma torre de controle. Até o dia 24/10, um estande com equipamentos e sistemas de controle do espaço e do tráfego aéreo organizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV-SP) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP), com apoio da Infraero, estará disponível no saguão central do terminal de passageiros, aberto à visitação gratuita das 6h às 20h.

A mostra comemora o Mês da Asa e também o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23/10. Uma das atrações da mostra será a demonstração do novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (Sagitario), software utilizado para a visualização e monitoramento do tráfego aéreo, instalado na torre de aproximação de São Paulo (APP-SP) em maio deste ano.

O Sagitario tem novas funcionalidades, como emissão de alertas e relatórios, e proporciona ao controlador de tráfego aéreo maior segurança no desempenho das tarefas. O visitante pode ainda acompanhar ao vivo o áudio dos diálogos entre a torre e aeronaves e receber folhetos de divulgação e publicações, além de assistir a vídeos sobre o cotidiano da aviação.

“Esta é uma oportunidade de mostrar à população civil o nível de segurança operacional dos voos, principalmente na torre de aproximação de São Paulo, que concentra três dos maiores aeroportos do país – Congonhas, Guarulhos e Viracopos. O visitante pode ver como funciona a segurança, a separação entre as aeronaves, a aproximação, entendendo como são operadas as aerovias”, pontuou o comandante do IV Comando Aéreo Regional (IV Comar), major-brigadeiro-do-ar Luís Roberto do Carmo Lourenço.

“O estande permite ao visitante ainda conhecer o trabalho da torre de controle e da torre de aproximação, conversando pessoalmente e recebendo explicações de nossos próprios controladores de tráfego aéreo”, acrescentou o chefe do SRPV-SP, coronel-aviador Eduardo Wanderley Mano Sanches.

 

Via – Infraero

COMPARTILHAR