O Aeroporto Internacional de Corumbá (MS) acaba de ganhar nova iluminação no terminal de passageiros e em seu restaurante. As lâmpadas comuns foram substituídas por luminárias a LED (Diodo Emissor de Luz, em inglês, Light Emitting Diode), que são mais duradouras, sustentáveis e econômicas, além de consumir menos energia e demandar menos manutenção. O investimento realizado pela Infraero na substituição da iluminação foi de R$ 6,4 mil.

Para adotar as luminárias à LED, a Infraero realizou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Conduzido pela Gerência de Manutenção do aeroporto, o trabalho apontou resultados de redução de intervenções de manutenção, maior disponibilidade do sistema e economia de energia de 67% em relação às lâmpadas convencionais, sendo que o investimento será revertido em apenas um ano de uso.

Com vida útil dez vezes maior do que as tradicionais, as lâmpadas LED, além de trazer a redução no consumo de energia elétrica, vão eliminar os gastos na substituição de reatores, ignitores e lâmpadas de vapor metálico. “Com as luminárias LED, a necessidade de aquisição de peças de reposição e de serviços é menor, e, somando as demais vantagens citadas, a implantação representará uma importante economia para o Aeroporto de Corumbá””, afirma o superintendente da Infraero no terminal sul-mato-grossense, Carlos Alberto Fonseca Rocha.

COMPARTILHAR