O Instituto Embraer recebeu nesta última quarta-feira (22/11), o Prêmio Aberje 2017 – Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial. A conquista foi um reconhecimento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) pelas ações de preservação da memória aeronáutica desenvolvidas pela organização. Entre elas, destaca-se a exposição “Design na aviação brasileira”, realizada neste ano em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo.

“Estamos muito honrados com o reconhecimento de um trabalho que tanto nos inspira. Preservar a memória aeronáutica é mais do que uma missão institucional, é um trabalho de valorização de uma parte importante da história do nosso país”, ressalta Mariana Luz, diretora superintendente do Instituto Embraer.



Com o objetivo de divulgar para o público geral a tradição e o papel de protagonismo do Brasil no setor aeronáutico global, o Instituto Embraer conduz diversas ações no âmbito da preservação histórica e do conhecimento. O Centro Histórico Embraer, por exemplo, criado em 2007, é uma iniciativa capitaneada pela Embraer para registrar e divulgar a história do setor aeronáutico brasileiro e a própria trajetória da companhia.

Centro histórico da Embraer. Foto – Embraer

Ainda, milhares de pessoas já passaram por exposições e visitas promovidas pelo Instituto Embraer, como a ação “Um voo pela Embraer”, no Catavento Cultural, em São Paulo; o programa “Visitas guiadas” – ação mensal para que a comunidade possa conhecer a fábrica da companhia em São José dos Campos, bem como a história da empresa; a exposição virtual “Mulheres na aviação”, que ressaltou a história de mulheres pioneiras no setor aeronáutico desde 1920; e, mais recentemente, a exposição ”Design na aviação brasileira”, em São Paulo, que contou com a curadoria de Guto Lacaz.

Em sua 43º edição, o Prêmio Aberje – considerado o mais importante da comunicação corporativa do Brasil – tem como objetivo reconhecer a excelência de empresas e profissionais que contribuem para a comunicação empresarial do país.