A British Airways e a Ibéria estão lançando um novo serviço de internet a bordo, que irá ser incorporado a partir de 2017 em sua frota. As primeiras aeronaves a receber a nova tecnologia serão o Boeing 787 e Airbus A380, justo aeronaves que realizam voos transatlânticos, o primeiro nível de progresso da British com essa nova tecnologia.

O serviço será prestado pela empresa Gogo, amplamente conhecida por trabalhar com a Delta, Gol,  American Airlines e Virgin. A conexão será realizada através de uma antena via satélite do tipo 2Ku que é capaz de realizar uma conexão com satélite de até 70Mbps, suficiente para os passageiros baixarem documentos e fazerem streaming de conteúdos em HD. O sistema é composto por duas antenas que fazem um link duplo com o satélite, com download e upload simultâneos.

Sistema de antena 2Ku para instalação em aeronaves. Foto - Gogo
Sistema de antena 2Ku para instalação em aeronaves. Foto – Gogo

O esperado é que o serviço esteja disponível em 118 aviões da British Airways e 15 da Iberia até 2019. O valor de uso não foi declarado, mas pela tabela da Gogo podemos definir que não será tão barato quando uma conexão 4G, um pacote diário para internet em voo custa US$ 28 na tabela da empresa.

COMPARTILHAR