PAS_2015_day_4_flight_demo_A380

O Irã fechou um acordo provisório com a Airbus para comprar oito A380, que serão entregues a partir de 2019, disse o ministro dos Transportes do Irã.

O acordo para 127 aeronaves, direto da fábrica, inclui também 16 A350XWB em versão não divulgada ainda, como foi dito por Asghar Fakhrieh Kashan, vice-ministro dos Transportes.

Ele também disse que o Irã estava interessado em aviões regionais, incluindo MRJ da Mitsubishi e CSeries da Bombardier e tem tido algum contato com ambas as empresas. As transportadoras iranianas que não são controladas pelo governo estão conversando com a Embraer e Sukhoi para adquirir possíveis aeronaves na faixa de 100 assentos.

Recentemente o governo Iraniano afirmou que estaria interessado em adquirir algumas aeronaves da Airbus, logo após a retirada de sanções que afetava o comércio do Irã com alguns países. Na época não foi afirmado nada sobre os modelos em que o país estaria interessado. Atualmente a frota aérea de passageiros da Iran Air é uma das mais velhas do mundo , contando ainda com aeronaves como Airbus A300 e Boeing 747-100.

Fonte – Reuters – Com edição da Aeroflap

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap