AC-734-02

O Irã está perto de finalizar um acordo para comprar dezenas de aviões de passageiros da Airbus, depois de ter assinado um acordo de US$ 16,6 bilhões com a Boeing no domingo, uma autoridade iraniana disse à Reuters que pretende finalizar o acordo de compra com a Airbus, iniciado neste ano.

O acordo da Airbus, é composto por um primeiro lote, com metade dos 118 jatos encomendados em janeiro, o Irã espera que as entregas iniciem já em 2017, logo as aeronaves devem ser construídas em “o próximo par de dias”, disse o funcionário da Airbus.

A encomenda da Airbus e também a da Boeing sofrem de uma intensa conversa entre o Irã e membros do Governo Americano em Washington, até o contrato da Airbus deve passar por aprovação dos Estados Unidos, visto que as aeronaves da fabricante europeia também utilizam peças americanas.

O primeiro avião novo que o Irã receberá será de origem europeia, jatos da Airbus e turboélices da ATR, começarão a chegar em 2017. As entregas da Boeing devem começar em 2018, pois depende ainda de um acordo separado sobre financiamento de aeronaves, e também da evolução do 737 MAX 8 na linha de fabricação.

No momento a ATR também trabalha para finalizar o acordo com o Irã, visto que o mesmo está restrito por órgãos americanos.

 

Fonte – Reuters

COMPARTILHAR