PAS_2015_day_4_flight_demo_A350_XWB_landing (1)

A televisão estatal iraniana informou que a Airbus irá entregar 100 aviões para a república islâmica no prazo de quatro anos.

“O contrato com a Airbus já foi finalizado, os aviões serão entregues ao Irã o mais rápido possível, as aeronaves serão pagas no prazo de 10 anor e todos os aviões serão os novos”, disse a TV estatal.

Airbus presidente-executivo Fabrice Bregier disse na quarta-feira que ele havia mantido conversações deste mês em Teerã com o governo e Iran Air funcionários que poderiam levar à rápida venda de aeronaves nos próximos meses.

O presidente iraniano, Hassan Rohani disse a líderes empresariais em Paris, na quarta-feira, que o Teerã queria reviver os laços comerciais, apesar de diferenças diplomáticas. O fim das sanções comerciais permitiram o irã finalizar a compra de aeronaves ocidentais, como a fabricada pela Airbus, recentemente foi anunciado que o país estaria interessado em encomendar 114 aeronaves, número que logo foi aumentado para 127 com interesse adicional para 8 Airbus A380 e 16 A350XWB.

O ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, não deu maiores detalhes sobre a aquisição, se limitando somente a informar que cerca de 100 aeronaves serão entregues até 2020. Anteriormente foi informado pela Bloomberg que o irã estaria interessado nas aeronaves Airbus A320neo, A350XWB e A380, com uma possível aquisição de unidades do A340 para substituir, de maneira imediata, a frota velha da Iran Air. O acordo com a França também comemorou a instalação de uma fábrica da Peugeot no país com capacidade de produzir 100 mil carros por ano a partir de 2017.

Fonte – Reuters

 

Atualização – Via Airbus

A Airbus divulgou as aeronaves que foram adquiridas pelo Irã, o pedido realizado para a Iran Air inclui 21 aeronaves da família A320ceo, 24 para o de nova geração A320neo, 27 aeronaves para o A330ceo, 18 aeronaves de nova geração A330-900neo, 16 A350-1000XWB e 12 A380. O total é para 118 encomendas fixas da Airbus.

“Hoje é um passo significativo para a reforma e modernização do setor de aviação comercial do Irã, e a Airbus está pronta a desempenhar o seu papel de apoio ao país “, disse Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus.

O acordo também inclui auxílio para melhorar a infraestrutura aeroportuária, treinamento de mecânicos e pilotos, e padronização de normas para a navegação aérea. Ao todo são 25 bilhões de dólares negociados entre a Iran Air e a Airbus.

Airbus-Infographic-Iran-order-Jan16

 

Vídeo – Assinatura do contrato

COMPARTILHAR
Pedro Viana
Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap