A companhia aérea Iran Air receberá em breve a sua primeira aeronave da Airbus da nova encomenda realizada pela companhia, ou o primeiro Airbus novo depois de anos sem novas entregas. A Airbus espera realizar uma cerimônia nos próximos dias para celebrar esse marco da Iran Air.

O avião, um Airbus A321ceo de matrícula EP-IFA, já recebeu sua aceitação técnica, quando um voo final de testes é realizado antes da aeronave ser recebida pela companhia aérea. Esse é o primeiro Airbus da família A320ceo, dos 46 encomendados, ou o primeiro das mais de 100 aeronaves encomendadas.

EVE-1327

Além das aeronaves da família A320 encomendadas, a Iran Air ainda tem encomendas para mais 118 aeronaves, entre elas está 38 A330ceo e 16 aviões A350, além de uma opção para a compra de oito aeronaves A380, o maior avião de passageiros do mundo.

A primeira entrega ocorre quase um ano após o acordo realizado entre a Airbus e o Irã, que demonstrou a intenção de compra do país por aviões da fabricante europeia Airbus. Após esse acordo o Irã também encomendou 40 aeronaves da ATR, 80 da Boeing em dezembro passado e está negociando com a Embraer e Mitsubishi para adquirir um lote de jatos regionais.

Atualmente a idade média da frota aérea no Irã é de 26,8 anos, bem acima do Brasil por exemplo. 

 

 

Via – Airways Magazine

COMPARTILHAR