A fabricante de aviões da Rússia, Irkut, está adiantando o seu projeto do MC-21 nas últimas semanas.

A Irkut iniciou os testes no sistema elétrico do MC-21 para checar se a instalação estava de acordo com o previsto no projeto e se o sistema não sofre interferência eletromagnética, os testes em solo já estão ocorrendo, e o primeiro voo regular está marcado para fevereiro ou março de 2017.

Vladimir Putin, primeiro ministro da Rússia, parabenizou a progressão do projeto, “Muito bom”, disse Putin.  O marco da Irkut foi divulgado em uma transcrição do Kremlin, sobre uma conversa entre o primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro, Dmitry Rogozin.

Dmitry Medvedev, presidente da Rússia, afirmou durante o evento de roll-out do MC-21, em julho, que os testes de voo iriam começar no início de 2017. O vice-primeiro-ministro também afirmou que o clima de fevereiro na Rússia poderia mudar a data do voo de fevereiro para março, por isso a estimativa entre os dois meses.

Motor PD-14. Foto - Mikhail Voskresenskiy
Motor PD-14. Foto – Mikhail Voskresenskiy

Os testes estruturais estão ocorrendo na Central Aerohydrodynamics Insititue (TsAGI) em Moscou, enquanto os testes de software e em solo ocorrem.

Cerca de quatro aeronaves participarão do programa de testes, uma terá o motor russo de nova geração Aviadvigatel PD-14.

 

Fonte – FlightGlobal

COMPARTILHAR