A fabricante russa Irkut informou que já iniciou o procedimento de testes em solo com sua primeira aeronave MC-21, o novo jato para concorrer na categoria de 150 a 220 passageiros. Ao mesmo tempo a empresa também está construindo mais dois protótipos, que vão participar do programa de desenvolvimento da aeronave.

O primeiro MC-21 foi apresentado em junho de 2016, em uma cerimônia oficial da Irkut. No momento a Irkut destacou a grande capacidade de produção, que pode chegar até 70 aeronaves por mês em 2033, além da nova tecnologia que equipa a aeronave.

O Instituto Central Aerohidrodinâmico da Rússia (TsAGI), localizado em Zhukovsky, nos arredores de Moscou, completou testes de reversão de impulso em dezembro, que também forneceu amostras de comportamento da tecnologia usada pela Irkut. Esse teste, realizado em túnel de vento permite uma análise detalhada de como o ar flui em torno da estrutura em diferentes modos de operação do motor e dependendo da velocidade após o pouso.

Análise técnica dos reversores.
Análise técnica dos reversores.

O Irkut MC-21 está sendo produzido com o uso de materiais compósitos e ligas de alumínio e titânio, tornando-se consideravelmente mais leve do que seus antecessores. O primeiro MC-21-300 será utilizado para o programa de teste de voo e junto a quatro outros protótipos que estão em fase de montagem (dois dos quais serão utilizadas para testes estáticos e fadiga).

A Aviastar-SP irá fornecer neste mês os componentes para prosseguir com a montagem do terceiro protótipo, enquanto o segundo já está em estágio avançado de desenvolvimento nos testes estáticos em solo. As primeiras unidades utilizarão o motor Pratt & Whitneys PW1400G, enquanto o motor PD-14 está em processo de certificação.

Confira a montagem do MC-21:

 

COMPARTILHAR