O Japão lançou neste sábado (19/08) um foguete H-2A que transportava um satélite de posicionamento geográfico em órbita, após uma semana de atraso, disse o governo.

O lançamento do terceiro satélite de posicionamento geográfico do Japão é parte de seu plano de construir uma versão do sistema de posicionamento global (GPS) norte-americano, para oferecer informação de localização usada para piloto automático e possivelmente para fins de segurança nacional.



O governo adiou o lançamento em uma semana por conta de uma falha técnica. “Com o sucesso do terceiro satélite, demos outro passo adiante para ter sinais de quatro satélites no futuro”, disse Masaji Matsuyama, ministro responsável pela política espacial, em comunicado.

O governo pretende lançar um quarto satélite no final do ano, para começar a oferecer informação de posição de alta precisão no próximo mês de abril.

O Japão planeja impulsionar o número de seus satélites de posicionamento geográfico para sete em 2023, tornando seu sistema operacional independente mesmo que o GPS norte-americano se torne indisponível por alguma razão, disse uma autoridade do governo anteriormente.

O satélite foi fabricado pela Mitsubishi Electric Corp 6503.T e foi colocado em órbita pela Mitsubishi Heavy Industries Ltd 7011.T.

 

Via – Reuters