O primeiro caça Lockheed Martin F-35B chegou ao Japão ontem (18/01), a aeronave pousou na base aérea de Iwakuni, para então ser operada pelo Esquadrão de Ataque Marítimo Japonês, tal iniciativa ganha destaque pois será a primeira implantação do caça da Lockheed no exterior. Antes de chegarem o esquadrão estava situado na 3º Ala de Aviação Marítima no MCAS Yuma, no Arizona, um total de 16 F-35B devem compor a base de Iwakumi no Japão.

O caça multifunção que tem o recurso de decolagens e pousos na vertical e irá substituir o clássico AV-8 Harrier que também tem essa capacidade, bem como o F/A-18 Hornet e o EA-6B Power.

Com tal implantação o F-35 se torna o primeiro avião multifunção a ficar permanentemente em uma base ao oeste do Havaí e do Alasca, cumprindo assim a soberania do Pacífico. Os EUA também enviaram bombardeiros B-3 Spitrit e os caças Lockheed Martin F-22 Raptor, mas estes ficam em bases temporárias.

A expectativa é que a unidade USMC seja acompanhada por outra variante do F-35, os F-35A, que já foram entregues a outras forças do exterior na Austrália, Japão e Coréia do Sul, por outro lado a Força Aérea do Exército Popular da China está colocando o Avic J-20 um caça multifunção de fabricação chinesa.

 

Fonte – FlightGlobal

 

COMPARTILHAR