Depois da Delta lançar seu novo projeto de construção de um terminal em La Guardia, a JetBlue abriu uma consulta de arquitetura para construir um novo terminal no Aeroporto John F. Kennedy (JFK), que também fica em Nova York, a poucos quilômetros de La Guardia.

O novo terminal da JetBlue foca no maior processamento de passageiros na área internacional, bem como no aumento do número de pontes de embarque. A companhia informou que seu novo terminal seria construído onde era o antigo terminal 6 do Aeroporto JFK.

Atualmente a JetBlue opera no terminal 5 do JFK e espera conseguir conectar o novo Terminal 6 nas 29 pontes de embarque do TPS 5, sendo que 6 delas atendem voos internacionais.

O plano da JetBlue deriva de um investimento anunciado em janeiro deste ano pela Autoridade Portuária de Nova York sobre o Aeroporto JFK. O valor total é de 8 bilhões de dólares para reformular e expandir todo o aeroporto, com finalidade de adequar o local às demandas do século 21, isso também inclui uma reformulação geral do Terminal 5 e a expansão do mesmo, aproveitando o espaço disponível desde quando ouve a demolição do TPS 6.

Esse projeto do governo de Nova York também se refletiu em investimentos no Terminal 7, que é da British Airways, no total a companhia inglesa investirá US$ 65 milhões em reformas do local até 2022. Já a JetBlue assumiu o Terminal 5 em 2008, nesse período a companhia fez uma obra para expandir o número de pontes de embarque para voos internacionais, inaugurando o novo local em 2014.

As construtoras interessadas têm até o dia 11 de agosto para enviar um documento mostrando interesse em desenvolver um projeto, que deverá ser entregue já em setembro. A JetBlue anunciará o projeto ganhador no início de 2018, com as obras começando logo após.

Essa obra é interessante pois a JetBlue opera muitos voos a partir de JFK, diariamente são 175 voos para 70 aeroportos diferentes, a companhia movimenta 13,9 milhões de passageiros por ano a partir do JFK. Só de Nova York partem 36% dos seus passageiros, visto que anualmente a companhia transporta 38 milhões de passageiros.

This post is available in: pt-brPortuguês