O Anthony Fokker foi o homenageado da KLM na última aeronave Fokker 70, que deverá sair de serviço da KLM Cityhopper no dia 28 de outubro de 2017. De acordo com a companhia holandesa essa será uma data festiva e de comemoração.

Para isso a companhia pintou a imagem dele na cauda de um Fokker 70, em um ar retrô e clássico, semelhante ao que a Norwegian faz com suas aeronaves. Isso porque Anthony Fokker foi um dos empresários mais importantes da história holandesa, ele começou a fabricar aviões em 1910, quando projetou o “De Spin”, uma aeronave monomotora à hélice, por projetar aeronaves confiáveis desde o início ele ganhou o apelido de “The Flying Dutchman”.

Anthony viveu pouco, ele faleceu em 1939, porém o seu legado se estendeu por anos até culminar com o fim da Fokker na década de 90. Ao todo a KLM, que foi fundada em 1921, teve 97 anos de parceria com a Fokker, contabilizando inclusive esses últimos dias de F70 na frota da companhia.

O mais importante é algo que Anthony Fokker disse uma vez: “Quando eu tinha cerca de dezesseis anos e primeiro ouvi falar sobre máquinas voadoras, meu único objetivo na vida era se tornar um piloto. Os pilotos eram um novo tipo de herói. Talvez seja o que me atraiu mais: eu também queria ser um herói! “

Fokker não só foi piloto, como construiu suas próprias aeronaves, criando uma gigante do setor aeronáutico que trouxe tecnologias novas com o F100, amplamente utilizado no Brasil, que também teve a presença do F50.

Agora a KLM finalmente substituirá as aeronaves Fokker por E-Jets, que são mais econômicos e tem um projeto com maior modernidade, não que o F70 seja uma aeronave ruim, era inclusive muito moderna para sua época de lançamento, e isso foi algo que atraiu até mesmo Rolim Amaro, fundador da TAM. 

Para a KLM a foto do fundador na cauda do último Fokker 70, com o escrito Obrigado abaixo da logomarca, é uma forma de agradecer a todos os participantes da história da Fokker na KLM, que vão desde pilotos até os funcionários ligados indiretamente com as aeronaves.

 

*Atualmente a KLM opera com cerca de 8 aeronaves Fokker 70, porém essa da última foto será a última que será aposentada.

 

Via – Blog KLM

This post is available in: pt-brPortuguês