LATAM Brasil realiza primeiro voo com o Airbus A320neo

LATAM
Foto - Airbus

A LATAM Airlines Brasil realizou na manhã de hoje (19/09) o seu primeiro voo comercial com o Airbus A320neo de prefixo PT-TMN, configurado com 174 assentos em classe Econômica. Com isso, a companhia estreou oficialmente as operações aéreas do primeiro A320neo das Américas, entregue oficialmente pela Airbus ao Grupo LATAM Airlines no final de agosto, em Toulouse (França).

O primeiro voo doméstico que o Airbus A320neo cumpriu foi o JJ3299, que decolou de São Paulo/Guarulhos às 09h05 (hora local) e pousou em Porto Alegre às 10h29 (hora local).

O A320neo é uma aeronave de altíssima eficiência de combustível, equipado com motores Pratt & Whitney PW1100 além de uma atualização tecnológica da Airbus para o A320neo, como os sharklets nas pontas das asas e uma revisão do sistema hidráulico. Em conjunto, esses dispositivos proporcionam uma economia de combustível 15% superior aos modelos anteriores.

Foto - Airbus/Divulgação

Foto – Airbus/Divulgação

Com o prefixo PT-TMN, o primeiro A320neo das Américas está no momento operando rotas domésticas no Brasil, para atender destinos como Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Guarulhos). A partir de novembro, a aeronave passará a voar em rotas regionais na América do Sul a partir do Brasil.

Ao todo, o Grupo LATAM espera receber um total de 55 aeronaves deste modelo, sendo 36 A320neo e 19 A321neo, o que implica que ele terá um papel relevante na sua frota, apoiando operações domésticas em uma rede de destinos única na América Latina.

No início do mês a Airbus relatou que a LATAM cancelou 12 encomendas do A320neo, em nota oficial a LATAM explicou que “A companhia necessitará de menos aviões deste porte em virtude da menor projeção de crescimento para a região nos próximos anos. Por isso, e como parte do seu plano de redução de frota, foram reduzidos 12 aviões nas suas encomendas totais de A320neo”.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.